Topo

Aprovado em medicina aos 14 anos, estudante dá dicas para o Enem em livro

Capa do livro "Como vencer aos 14", de Victor Teles - Divulgação
Capa do livro "Como vencer aos 14", de Victor Teles Imagem: Divulgação

Paulo Rolemberg

Colaboração para o UOL, em Aracaju

30/10/2015 18h54

Ele tem apenas 15 anos de idade e, em menos de um ano, a vida de Victor Teles mudou. Foi aprovado no curso de medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS) aos 14, dá palestras pelo Brasil e agora lança um livro. A pré-venda de “Como vencer aos 14 — Quebrando mitos e desafios do Enem”, de autoria deste adolescente de Itabaiana, interior de Sergipe, começa nesta sexta-feira (30). 

Em 168 páginas e 14 capítulos, o livro, que é uma publicação da Editora Foz, tem seis capítulos destinados a dicas de resolução de questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Nos oito restantes, o jovem retrata a trajetória de vida até alcançar a vaga na universidade. “É um livro motivacional e educacional”, resumiu o garoto. “O livro vai desde a questão da maturidade até resolução de questões do Enem”, contou.

Os temas dos capítulos vão desde: “Enem: o bicho de cinco cabeças” ao “Gato de Schrödinger” – um experimento de física quântica – que o adolescente usa como metáfora para tratar de rotinas eficazes de como ser um estudante autônomo ao estudar em casa.

Tido como um “gênio” por muitos, Victor já se considerou um “banana”, mas nega o rótulo de gênio ou nerd. “Tem momentos que quando chegamos à adolescência que achamos que somos inúteis. Eu conto um pouco disso”, disse Victor. “Como tenho repetido a todos, não me considero gênio ou outro rótulo sou uma pessoa que corro atrás dos meus objetivos”, completou.

O livro já pode ser encontrado para pré-venda. O lançamento deverá ocorrer no início da segunda quinzena de novembro, em local a ser definido, mas deverá ser em Aracaju.

Palestras

Enquanto prepara o lançamento oficial do livro, Victor Teles não parou com as palestras para estudantes. Na próxima semana estará diante de alunos de uma faculdade de letras no interior de Sergipe. “Continuo com as palestras, mas meu foco até o final do ano agora é o livro”, encerrou.