Topo

Justiça determina reintegração de posse de escola ocupada em SP

Marcelle Souza

Do UOL, em São Paulo

12/11/2015 10h17Atualizada em 12/11/2015 14h30

A Justiça de São Paulo determinou na noite de quarta-feira (11) a reintegração de posse da Escola Estadual Fernão Dias, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, ocupada desde terça-feira por estudantes.

A decisão é do Luis Felipe Ferrari Bedendi, da 5ª Vara de Fazenda Pública, que determinou um prazo de 24 horas para que os manifestantes desocupem o prédio espontaneamente, se não saírem depois desse prazo “serão coercitivamente retirados”.

Até por volta das 10h desta quinta, os estudantes ainda não haviam sido informados oficialmente da decisão.

Na manhã desta quinta (12), a Escola Estadual Salvador Allende, na zona leste da cidade, também foi ocupada por estudantes. Na Grande São Paulo, a Escola Estadual Salvador Allende também está tomada pelos estudantes, que entraram na noite de segunda.

As manifestações ocorrem em protesto contra o processo de reintegração de posse anunciado pela Secretaria da Educação. Das três escolas ocupadas, apenas a Salvador Allende será fechada, as outras duas passaram por mudanças, como a redução dos ciclos de ensino. Elas também devem receber alunos de outras unidades.

Sem conversa

A Secretaria da Educação disse que nesta manhã o secretário Herman Voorwald convidou os estudantes que ocupam a Escola Fernão Dias para uma reunião em seu gabinete. Segundo a pasta, ele queria que uma comissão de estudantes deixasse a escola e fosse em um ônibus até a sede da secretaria. Os alunos, porém, recusaram a proposta.