Topo

Reintegração de posse em escola ocupada em Diadema é adiada pela 2ª vez

Do UOL, em São Paulo

18/11/2015 16h16

O juiz André Mattos Soares, da Vara da Fazenda Pública – Foro de Diadema, suspendeu a reintegração de posse na Escola Estadual Diadema, localizada no centro da cidade de mesmo nome. A decisão determina que a reintegração só ocorra depois da audiência de conciliação, que está agendada para quinta-feira (19), às 14h.

Os estudantes que ocupam a escola de Diadema tinham até as 14h de hoje (18) para deixar a escola. Com essa nova decisão, eles podem continuar na ocupação.

“Não se pode descartar, assim, que um novo panorama conciliatório exsurja da referida audiência, com eventuais reflexos às demais escolas públicas invadidas no Estado de São Paulo”, declarou o juiz em sua decisão.

“Deste modo, não obstante as respeitáveis razões invocadas pelo autor, parece-me prudente aguardar o desfecho da referida audiência para, após, se dela nenhum fato novo advier, expedir-se o competente mandado de reintegração de posse”, acrescentou.

A primeira suspensão da reintegração de posse na escola aconteceu no dia 16 de novembro. Na ocasião, a notícia foi recebida com festa pelos alunos.

A E. E. Diadema foi a primeira escola a ser ocupada no Estado de São Paulo. A ocupação começou no dia 9 de novembro, às 19h. Os estudantes são contra a reorganização escolar da rede estadual.

Reorganização

reorganização foi anunciada no final de setembro pelo governo do Estado. Desde o começo de outubro, estudantes têm organizado protestos contra as medidas. Eles fizeram algumas passeatas e atos.

Com a mudança da rede, 92 escolas serão fechadas no Estado de São Paulo, 754 terão ciclo único. A intenção do Estado é ter colégios com ciclo único, ou seja, com alunos de apenas uma das etapas de ensino: fundamental 1 (anos iniciais), fundamental 2 (anos finais) e ensino médio. Por conta da reestruturação, 311 mil alunos serão transferidos.