Topo

Secretário diz que reorganização escolar será publicada nos próximos dias

Marcelle Souza

Do UOL, em São Paulo

25/11/2015 13h15

O secretário da Educação de São Paulo, Herman Voorwald, disse nesta quarta-feira (25) em entrevista à rádio CBN que o decreto sobre a reorganização escolar será publicado nos próximos dias. Ele, porém, não definiu uma data. O processo de reforma da rede de SP, anunciado em setembro, é criticado por entidades, pais, alunos e professores. Nesta quarta, mais de 150 escolas estão ocupadas no Estado contra a medida que vai afetar mais de 300 mil alunos.

Mesmo com a publicação do texto, Voorwald disse que a secretaria está aberta à negociação. “Essa proposta está em discussão. Nos últimos dias, recebemos pais e vereadores para falar sobre isso”.

Ele também reconheceu o baixo desempenho da educação paulista. O argumento foi usado pelo secretário para justificar a reforma da rede. "A minha única preocupação é que esses jovens tenham uma melhor educação. Eu Tenho vergonha, enquanto secretário do Estado da Educação, dos resultados que o Estado de São Paulo, que esse país apresenta, e que o Estado de São Paulo apresenta. Não é possível que a sociedade se conforme com isso". 

Resposta às universidades

Nas últimas semanas, faculdades de educação da USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) publicaram notas em que criticam as medidas tomadas pela Secretaria da Educação. Professores e pesquisadores dizem que a reforma segue critérios econômicos e não educacionais.

O secretário criticou as universidades e disse que se as manifestações viessem das faculdades de economia ele se preocuparia. “Mas não estou preocupado. A teoria nem sempre é efetiva na prática”, disse, em referência às faculdades de educação. “Respeito à academia, mas a reorganização não tem qualquer tipo de preocupação econômica, financeira. Minha única preocupação é a qualidade da educação”.