Topo

Alunos da UFPE confundem choque com performance e aplaudem vítima

Lucas Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

26/11/2015 18h46Atualizada em 26/11/2015 19h19

Um aluno do curso de dança da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) levou um choque na tarde desta quarta-feira (25), em Recife, enquanto andava descalço pela grama da área de convivência do prédio do CAC (Centro de Artes e Comunicação).

Os estudantes presentes acharam que a vítima estava fazendo uma performance de dança e a aplaudiram.

Higor Tenório, de 20 anos, contou ao UOL que estava em uma palestra oferecida pelo departamento de Teoria da Arte e desceu para o jardim com alguns amigos. Quando foi beber água, caminhou pela grama. "Senti uma descarga elétrica. Lembro que meu braço direito foi direto para o poste, que estava próximo. Gritei que estava levando um choque", diz.

Uma amiga de Higor, que estava no auditório, comentou em um post do Facebook que as pessoas no local acharam que se tratava de uma performance artística. "Ele caiu no chão e aplaudiram. Ouvi comentários de que ele havia arrasado na performance. Desconfiei logo e fui ver o que era", afirma. "Quando desci as escadas uma amiga desesperada me diz: 'ele levou um choque muito forte, convulsionou agora e machucou o rosto."

O estudante foi levado por seguranças da universidade à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Caxangá. "O CAC está com postes dando choques há mais de um ano, segundo relatos dos estudantes", afirmou a amiga. Por volta das 17h, Higor foi para a sala vermelha da emergência. Os médicos lhe deram soro e foram feitos um eletrocardiograma e um exame de sangue.

Na tarde desta quinta, a vítima desabafou no Facebook. "Parem de dizer que até morrendo eu estava sendo artista. Não, eu não estou bem. Eu ando esquecendo como se escreve algumas palavras e seus significados. Não tenho mobilidade em meu antebraço direito. Estou com o nariz torcido", afirmou. "Não consigo dormir porque sempre que fecho os olhos eu tenho más lembranças do ocorrido."

Ao UOL, Higor afirmou que "as pessoas estão sendo irracionais e desumanas" ao comentarem que ele não teria levado uma descarga elétrica, mas feito uso de substâncias alucinógenas. 

Em nota, a UFPE afirmou que a Superintendência de Infraestrutura e a empresa terceirizada responsável pela fiação do campus Recife isolaram o poste de metal. A provável causa da descarga elétrica teria sido o galho de uma árvore que aproximou um fio do poste.

"Ele está corretamente aterrado, mas passará por uma nova verificação. Também será realizada uma poda da árvore", afirma a assessoria de imprensa. "A Universidade lamenta o ocorrido com o estudante e reitera as providências para que o fato não se repita."

A vítima não sabe se irá processar a instituição. "Muita gente está falando para eu colocar a universidade e a empresa de energia na Justiça. Mas estou esperando eu me acalmar um pouco."