Topo

Alunos desocupam escola que foi assaltada em Sorocaba (SP)

Eduardo Schiavoni

Colaboração para o UOL, em Ribeirão Preto (SP)

01/12/2015 07h43

Estudantes que ocupavam a Escola Estadual Guiomar Camolesi Souza, em Sorocaba, decidiram deixar a escola na noite de domingo (29) alegando falta de segurança. Eles afirmam que um grupo armado invadiu o local e levou todo o estoque de alimentos da merenda, 12 câmeras de monitoramento e produtos da cantina, além dos celulares dos estudantes. A Polícia Civil investiga o caso.

Segundo o dirigente regional de ensino de Sorocaba, Marco Aurélio Bugni, logo após o assalto, os estudantes optaram por desocupar a escola e entraram em acordo com a Diretoria de Ensino para sair do local. O boletim de ocorrência sobre o roubo foi feito na manhã desta segunda-feira.

"Foi uma coisa terrível, colocaram a arma na cabeça de um amigo meu. Quebraram vidros, pegaram os celulares e depois foram embora. Achei que íamos todos morrer", contou um dos jovens que participou da ocupação.

Ainda segundo Bugni, houve registro de depredação na escola e um relatório sobre os danos, além da relação completa dos objetos subtraídos, será enviado à Polícia Civil. Bugni ressaltou ainda que as aulas ocorreram normalmente na segunda-feira.

"Os estudantes disseram que o grupo armado se aproveitou da ocupação para invadir a escola. Eles estavam armados, levaram objetos dos estudantes, principalmente os celulares, e também alguns itens do patrimônio da escola", disse.

Procurada, a Polícia Civil de Sorocaba informou que a ocorrência foi registrada e que será investigada. Os alunos serão ouvidos e a polícia tentará identificar outras testemunhas da ação dos supostos marginais.

Situação

Em Sorocaba, 21 escolas estão ocupadas por alunos. Dessas, 15 foram alvos de liminar concedida pela Justiça que determina o fim da ocupação. A saída dos alunos deveria ocorrer até ontem, mas o prazo deve ser expandido e a saída ocorrer nos próximos dias.

Outras seis unidades estão ocupadas e não estão inclusas na liminar, sendo que, nelas, não há previsão para a desocupação, e outras duas - incluindo a que foi assaltada - já foram desocupadas pelos alunos.