Topo

Justiça decide que espelho da redação deve sair com a nota do Enem

Do UOL, em São Paulo

04/12/2015 10h59Atualizada em 04/12/2015 11h10

O TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) decidiu na quarta-feira (2) que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) deve divulgar os espelhos da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no mesmo dia em que será publicada a nota dos candidatos na prova.

O Inep costuma divulgar o espelho da correção meses depois da notas individuais, que normalmente saem em janeiro.

A decisão da 3ª Turma do TRF4 ocorre após uma ação do MPF (Ministério Público Federal), pedindo a mudança na divulgação para que os candidatos tenham tempo hábil para que possam solicitar a correção de equívocos ou irregularidades.

Procurado pela reportagem, o Inep disse que ainda não foi notificado, mas que vai recorrer da decisão.

"O Instituto já disponibiliza o direito de vistas da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para todos os participantes, com fins pedagógicos. Compete lembrar que o processo de correção da redação do Enem já prevê recursos que garantem segurança ao participante. O texto é avaliado por dois corretores independentes. Se houver discrepância acima de 100 pontos entre as notas dos dois corretores, a redação é submetida ao crivo de um terceiro corretor. Caso permaneça a diferença, a redação fica a cargo de uma banca de três especialistas", disse.