Topo

MEC: 756 cursos têm desempenho insatisfatório no Enade

Do UOL, em São Paulo

18/12/2015 12h58

O ministro Aloizio Mercadante anunciou nesta sexta-feira (18) que 756 cursos avaliados em 2014 pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) tiveram nota 1 ou 2 no CPC (Conceito Preliminar de Curso), desempenho considerado insatisfatório pelo MEC (Ministério da Educação). O CPC é um índice que avalia os cursos de ensino superior de acordo com uma escala de notas que vai de 1 (pior desempenho) a 5 (melhor).

Segundo o MEC, esses 756 os cursos ficam impedidos abrir novas vagas e não terão novos contratos de programas como Prouni (Programa Universidade para Todos), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Outros 6.049 cursos tiveram desempenho considerado satisfatório, ou seja, tiraram nota igual ou superior a 3.

No ano passado, foram avaliados cursos de ciências exatas, licenciaturas e afins, e de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial. Ao todo, 396.862 estudantes do último ano fizeram a prova do Enade em 2014.

Perfil dos estudantes

O ministro da Educação disse ainda que os estudantes que fizeram o Enade são, em sua maioria, brasileiros, brancos, moram com os pais e dedicam de uma a três horas por semana aos estudos (fora o tempo em sala de aula).

Além disso, 47% dos estudantes concluintes de instituições particulares de ensino superior têm algum tipo de bolsa de estudos. Segundo o MEC, metade dessas bolsas é do governo federal.

O ministro também disse que 35% dos estudantes que fizeram o Enade são os primeiros da família a concluir um curso de ensino superior e 64,14% dos alunos trabalham.