Topo

Assessoria erra crase e Caetano Veloso dá bronca: 'Não sou mulher'

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

04/01/2016 12h12Atualizada em 04/01/2016 12h42

O cantor Caetano Veloso deu uma bronca em sua assessoria, que colocou uma crase indevida em uma publicação em sua página oficial no Facebook. O texto com o erro de português era uma homenagem à cantora Natalie Cole, que morreu no último dia 31.

"Nossa homenagem a #NatalieCole, uma das maiores cantoras do jazz americano que perdemos hoje. Na foto, nos ensaios para o @latingrammys 2012, em que Natalie cantou #ALittleMoreBlue em homenagem à Caetano", disse a publicação na página de Caetano. 

O texto foi enviado por mensagem ao cantor, que gostou da homenagem, mas corrigiu a sua equipe.

"Pena ter uma crase errada! À Caetano????? Não sou mulher. E ainda por cima, sou baiano e, mesmo que fosse mulher, estranharia ver um artigo definido antes do meu nome", respondeu o artista. 

O puxão de orelha foi publicado em sua página oficial com a informação de que o texto foi corrigido.

Em junho, a equipe de Caetano já havia publicado uma bronca sobre o uso de crase em outra publicação: "Um erro chato, eu não gosto desse erro. Acho idiota", disse o cantor. Na data, o erro seria o uso da crase em "homenagem à Bituca [Milton Nascimento]".

É erro colocar acento grave antes de palavras que não admitam o artigo feminino a, como verbos, a maior parte dos pronomes e as palavras masculinas. Veja outras regras sobre o uso da crase.