Topo

Quer fazer mestrado no exterior? Veja como se preparar

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

17/02/2016 15h58

Entre os cursos de pós-graduação disponíveis, o mestrado faz parte do grupo conhecido como stricto sensu (expressão latina que significa sentido restrito). Ou seja, ele se destina principalmente àqueles que desejam seguir a carreira acadêmica – como pesquisador ou professor universitário, por exemplo. No entanto, ainda assim, é possível fazer esta pós-graduação e trabalhar em empresas.

Muitos estudantes optam por universidades estrangeiras na hora de fazer o mestrado. A oportunidade de se especializar e, ao mesmo tempo, entrar em contato com outras cultura e língua são alguns dos atrativos para quem procura.

E, se você deseja cursar um curso de mestrado no exterior, atenção: é necessário um planejamento prévio. O UOL listou algumas dicas que podem te ajudar neste momento:

Pesquise as universidades

Na hora de escolher a universidade, procure aquela que melhor satisfaça suas necessidades profissionais. A instituição mais renomada nem sempre é aquela ideal para você. Conheça a fundo o programa do curso e compare com aquilo que você deseja estudar.

Faça o teste de idiomas

Todas as universidades estrangeiras exigem que o candidato faça um teste de proficiência na língua. No caso do inglês, os testes mais conhecidos são o IELTS e o TOEFL. Em francês, o DALF. Já para o espanhol é o DELE. Consulte, no edital da universidade para a qual você deseja concorrer, qual é o teste exigido e se programe para realizá-lo.

Prepare-se para o processo seletivo

O processo de admissão para o curso de mestrado envolve as chamadas “applications”, nas quais o candidato deve organizar uma espécie de “ficha pessoal” – com histórico escolar, currículo, cartas de recomendações e redações.

Por exemplo, a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, pede que os candidatos preparem redações (com temática definida pela instituição), tenha em mãos duas cartas de recomendação e realize testes específicos. Portanto, depois de escolher a universidade, é necessário consultar o edital e se preparar para a "application".

Veja as opções de bolsas de estudo

Para ajudar os estudantes a bancar os custos de uma pós-graduação no exterior, o governo brasileiro e algumas instituições privadas oferecem bolsas de estudo.

Entre as opções financiadas pelo governo estão o programa Ciência sem Fronteiras, que no momento não está com nenhum edital aberto, e também órgãos de pesquisa como o CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Além disso, há eventos destinados aos candidatos a mestrado. Em São Paulo, a QS organizará uma feira com a presença de representantes de universidades estrangeiras. Nela, os interessados poderão tirar dúvidas e também se candidatar para receber bolsas.

SERVIÇO:

QS World Grad School Tour em São Paulo
Local: Maksoud Plaza (alameda Campinas, 150 - Bela Vista)
Horário: das 14h30 às 20h
Entrada gratuita
Inscrições pelo site