Topo

Estudantes ocupam cinco escolas no RJ

Do UOL, em São Paulo

04/04/2016 17h36

Estudantes secundaristas já ocupam cinco escolas estaduais no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (4) pela assessoria da Secretaria de Educação do Estado. Os alunos apoiam a greve dos professores e protestam por melhorias na educação, além de serem contra os cortes na pasta anunciados pelo governador Luiz Fernando Pezão (PMDB-RJ).

Os colégios estaduais ocupados são: Prefeito Mendes de Moraes; Gomes Freire de Andrade; Heitor Lira; Visconde de Cairu e Euclydes Paulo da Silva.

O Sepe-RJ (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação) afirmou, em nota, que "os alunos buscam ocupar o espaço escolar para exigir do governo do Estado mais investimentos para garantir uma educação de qualidade, além de apoiar o movimento dos profissionais de educação". 

Em nota, a Secretaria de Educação afirmou que o secretário Antônio Neto já recebeu os alunos das escolas Prefeito Mendes de Moraes e Gomes Freire de Andrade e “mostrou em quais pontos pode avançar”.

“A Secretaria, no entanto, não vê nos líderes do movimento intenção em desocupar as unidades, pois há envolvidos que sequer fazem parte da comunidade escolar”, disse em nota.

As ocupações no Rio de Janeiro começaram no dia 21 de março. O Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, na Ilha do Governador, foi o primeiro a ser tomado por estudantes.

Professores em greve

Os docentes da rede estadual entraram em greve no dia 2 de março. Eles pedem reajuste salarial e o fim dos atrasos e parcelamentos de pagamento dos salários e benefícios. A categoria também é contra o projeto de lei enviado pelo governador Pezão à Assembleia Legislativa do RJ que altera o regime previdenciário dos servidores estaduais.

A secretaria diz que 3% dos 82 mil servidores da pasta estão parados.