Topo

No RS, alunos e professores protestam contra parcelamento de salários

Alunos e professores realizaram atos e interromperam o trânsito em vários pontos do Estado - CPERS/Sindicato
Alunos e professores realizaram atos e interromperam o trânsito em vários pontos do Estado Imagem: CPERS/Sindicato

Colaboração para o UOL, em Porto Alegre

08/04/2016 13h53

Professores e alunos da rede estadual realizam nesta sexta-feira (8) no Rio Grande do Sul protestos contra o parcelamento dos salários dos servidores da Educação. Nesta manhã, um dos atos ocorreu em frente ao edifício onde mora a família do governador do Estado, José Ivo Sartori (PMDB), em Porto Alegre.

Os protestos, organizados pelo Cpers (Centro dos Professores do RS) – o sindicado da categoria – e com participação de estudantes, ocorrem durante todo o dia em diversas regiões gaúchas. Eles têm o objetivo de chamar a atenção para o novo parcelamento dos salários dos servidores pelo governo Sartori e para o corte dos repasses de verbas às escolas.

Na capital, a maior mobilização foi registrada na avenida Ipiranga, uma das principais da cidade, que teve bloqueios no final da manhã. Mais cedo, um grupo de cerca de cem estudantes protestou em frente ao condomínio onde mora a família do governador Sartori. A ação durou cerca de 30 minutos.

Na zona norte e na zona sul de Porto Alegre, professores e alunos interromperam as aulas para protestar. Eles pararam o trânsito no cruzamento das avenidas Manoel Elias e Protásio Alves, e da Teresópolis com a Arnaldo Bohrer. O mesmo foi registrado em cidades da região metropolitana, como Viamão.

Em Ijuí (a 402 km de Porto Alegre), no norte gaúcho, manifestantes interromperam o trânsito na BR-285. Por duas horas, a rodovia foi bloqueada em um dos sentidos em cada momento. Já na região sul do RS, Pelotas e Rio Grande tiveram a maioria das escolas estaduais fechadas.

No fim da tarde, o sindicato dos professores promete divulgar um balanço geral das manifestações. O mesmo deve ser feito pela Secretaria Estadual da Educação.

Parcelamento de salários

No dia 1°, o governo do RS depositou mais R$ 250 para os servidores do Executivo que tiveram o salário de março parcelado. Esse foi o primeiro parcelamento que dura dois meses consecutivos e o quarto desde o início de 2015.