Topo

Professores em greve ocupam Secretaria de Fazenda do RJ

Professores ocupam prédio da Secretaria de Fazenda do RJ contra o parcelamento de salários - Sepe-RJ/Divulgação
Professores ocupam prédio da Secretaria de Fazenda do RJ contra o parcelamento de salários Imagem: Sepe-RJ/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

14/04/2016 15h58Atualizada em 15/04/2016 10h56

Um grupo de cerca de 50 professores ocupou nesta quinta-feira (14) o saguão do prédio da Secretaria da Fazenda do Rio Janeiro, localizada na avenida Presidente Vargas, no centro do Rio. Segundo o Sepe (sindicato da categoria), eles reivindicam uma audiência com o secretário Julio Bueno.

Os professores, que estão em greve desde 2 de março, protestam contra o atraso do pagamento dos salários dos aposentados e pensionistas que ganham mais de R$ 2.000.

Na manhã desta quinta, os servidores da Educação decidiram continuar em greve por tempo indeterminado.

O sindicato diz que os professores não vão deixar o local até que sejam recebidos pelo secretário. 

Em nota, o Governo do Estado do Rio de Janeiro afirmou que "pauta-se pelo diálogo com servidores e sociedade em geral, condenando qualquer prática beligerante, principalmente quando seguida de atos de vandalismo". A publicação ainda condena "a ocupação e a depredação das instalações da Secretaria da Fazenda". 

O Sepe respondeu à nota do Governo do Estado afirmando que a considera uma "provocação". "Vandalismo é não pagar o salário de milhares de trabalhadores aposentados, que ficaram sem ter como honrar seus compromissos e comprar alimentos e medicamentos necessários para a manutenção da sua saúde", afirma.

O sindicato ainda acrescenta que "a categoria se encontra no saguão e na antessala do gabinete do secretário Julio Bueno, em ordem e de forma pacífica, aguardando que o mesmo se disponha a atender o sindicato". 

Escolas ocupadas

Os cortes de verbas anunciados pelo Governo do RJ motivaram alunos a ocuparem mais de 30 escolas em todo o Estado. Os estudantes pedem melhorias nas escolas e apoiam a greve de professores.