Topo

Professores decidem manter greve que tem quase dois meses no RJ

Do UOL, em São Paulo

28/04/2016 15h56Atualizada em 28/04/2016 17h37

Professores da rede estadual do Rio de Janeiro decidiram nesta quinta-feira (28) manter a greve iniciada no dia 2 de março. A decisão foi tomada durante uma assembleia realizada na Fundição Progresso, na Lapa, centro do Rio.

Segundo o Sepe (sindicato da categoria), eles pedem reajuste salarial, mudanças na rede, como eleição para diretores de escolas, e são contra o atraso do pagamento dos aposentados e pensionistas.

A rede estadual do Rio de Janeiro também enfrenta ocupação de 65 escolas. Os alunos entraram nas unidades em apoio à greve de professores, para pedir melhorias na infraestrutura e no ensino na rede.

A Secretaria de Educação disse que, para atender às reivindicações dos professores grevistas e dos alunos que estão ocupando as unidades escolares vai reduzir o número de avaliações diagnósticas da rede, pretende acabar com o Programa de Bonificação por Resultados e discute com deputados a lei que permitirá, mediante critérios técnicos de gestão, que pais, alunos e professores escolham o diretor das unidades escolares. 

A pasta também afirma que as unidades escolares ocupadas terão um calendário específico, que deve ser ajustado de acordo com o tempo de ocupação.

A secretaria não divulgou o balanço dos professores em greve.