Topo

Alunos de SP ocupam 8 prédios em protesto contra "máfia da merenda"

Do UOL, em São Paulo

03/05/2016 14h18Atualizada em 03/05/2016 15h03

Estudantes decidiram ocupar mais três Etecs (Escola Técnica Estadual de São Paulo) na manhã desta terça-feira (3), de acordo com grupo secundarista. Ao todo, existem agora seis escolas técnicas, um colégio estadual e a sede do Centro Paula Souza ocupados (veja lista abaixo).

Os alunos protestam contra a falta de refeições nas unidades, o corte e desvios (“máfia da merenda” ) das verbas na educação.

“Nossa escola recebe merenda seca com bolacha e barrinha de cereal desde o começo do ano e aqui têm muitos alunos que estudam período integral. É um absurdo eles não receberem nenhuma refeição”, afirmou M.R, 17 anos, aluna do ensino médio da Etec Pirituba. “A gente ocupou hoje de manhã, mas teve uma repressão muito forte por parte da direção da escola. Eles estão até chamando alguns pais para virem aqui pressionar”, acrescentou.

Segundo a estudante, os alunos da unidade estão divididos entre continuar ou não a ocupação. Uma assembleia será realizada na tarde de hoje para definir os rumos do protesto.
Procurada diversas vezes pela reportagem desde as 10h30 (entre ligações e e-mails), o Centro Paula Souza não respondeu todos os questionamentos até o fechamento desse texto.

Apenas por volta das 12h, a assessoria de comunicação enviou por e-mail uma nota em que informava, entre outras coisas, que as Etecs São Paulo (Etesp), Paulistano e Professor Basílides de Godoy não tiveram aulas nesta manhã. No entanto, não confirmou se as unidades continuavam com alunos e nem de outras unidades de ensino ocupadas.

“Desde ontem, 100% das Etecs oferecem alimentação escolar. (...) Das 60 unidades que oferecem merenda não manipulada, 10 estão sendo transferidas para o Programa de Merenda Padrão. Além disso, está sendo criada uma Comissão Intersetorial de Governança da Alimentação Escolar com o objetivo de discutir e implementar propostas de melhorias imediatas na distribuição e oferta de alimentação escolar”, explicou o Centro Paula Souza em nota.

Confira abaixo a lista de unidades ocupadas, de acordo com estudantes:

  • Sede do Centro Paula Souza
  • ETEC São Paulo
  • ETEC Paulistano
  • ETEC Basilides de Godoy
  • ETEC Jaraguá
  • ETEC Pirituba  (Profª Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara)
  • Escola Estadual Prof Emygdio de Barros