Topo

Deputados de PT e PSOL pedem apoio da população a estudantes na Alesp

Do UOL, em São Paulo

03/05/2016 22h53

Os deputados estaduais João Paulo Rillo (PT) e Carlos Giannazi (PSOL) gravaram e divulgaram vídeo no qual convocam a população a apoiar os estudantes que ocuparam na tarde desta terça-feira (3) o plenário da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).

Rillo, que classifica o ato como histórico, explica que o movimento estudantil exige instauração imediata de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar desvio de dinheiro no caso conhecido por “Máfia da Merenda”.

“Fazemos um apelo para que você compareça à Assembleia em solidariedade aos estudantes”, diz o petista, no início do registro.

Giannazi, na sequência, afirma que “é muito importante que a população compareça, porque a Assembleia está boicotando, obstruindo qualquer tipo de investigação” sobre o caso do “Merendão”.

Os estudantes ocuparam o plenário da Casa por volta das 18h e pretendem passar a noite no local. Camila Lanes, presidente da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e uma das lideranças do movimento, afirma que o grupo só deixará o plenário depois que a CPI estiver instalada.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo acompanha o protesto do lado de fora da Alesp. Até o momento, ná registro apenas de pequenas confusões.

O padre Júlio Lancelloti foi ao local para apoiar os estudantes. Em discurso gravado pelo Jornalistas Livres, afirmou que Deus acompanha os estudantes nesta “desobediência civil”. Nós estamos em um tempo em um empo em que é uma virtude ser desobediente e não aceitar nenhuma ordem injusta. Resistam!”, disse, aplaudido pelos presentes.