Topo

"Se não levar a marmita de casa, não come", diz aluno de Etec

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

04/05/2016 14h02

Seguindo o exemplo dos alunos que ocuparam a sede do Centro Paula Souza, região central de São Paulo, estudantes a Etec Profª Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara (Etec Pirituba), zona oeste da capital paulista, decidiram fazer o mesmo na unidade da manhã de ontem. 

Cerca de 90 pessoas passaram a noite e permanecem no local de acordo com F.S., 16, aluno do segundo ano do curso técnico de segurança do trabalho. Eles decidiram ocupar a escola pois acham um absurdo a falta de merenda adequada aos estudantes, principalmente aos que estudam em período integral - como ele.

“A gente não tem acesso à merenda molhada. Tem cantina, mas a refeição custa 12 reais para comer. Nem todo mundo tem esse dinheiro. Se não levar a marmita de casa, não come. Ou até come a merenda seca [bolachas, barra de cereal e bebida láctea], mas fica com fome”, afirmou o jovem, que estuda no local das 7h30 às 15h30.

F.S. não pode dormir na escola, mas voltou à ocupação na manhã de hoje. Ele reforçou que, além da merenda, os alunos da unidade protestam contra a falta de equipamentos para alguns cursos. “Aqui temos o curso de eletroeletrônica e falta equipamento. Às vezes os professores e alunos precisam arrecadar dinheiro para o curso funcionar.”

Como foi a ocupação

A ocupação começou de forma parcial, segundo o jovem. Alunos e professores entraram na escola para ter aulas, mas um grupo anunciou que o local seria ocupado antes delas começarem. "Depois que a gente entrou, os alunos a favor da ocupação já pararam em frente ao portão da escola, encostaram e começaram a falar 'vai ter ocupação'. Mais tarde fizemos assembleias [para definir os próximos passos]", explicou.

Professores e alunos que queriam que as aulas não fossem prejudicadas chegaram a protestar, mas não foi suficiente para forçar o grupo a sair do colégio. “O pessoal está muito dividido. Ontem nós até tentamos fazer uma assembleia com quem é contra e com quem é a favor da ocupação, mas virou bagunça. Muita discussão. Duas meninas até voltaram chorando por causa divergência de opiniões. E acho que alguns professores estão pressionando essas pessoas para elas irem contra”, acrescentou.

Para ele, a maioria dos alunos parece estar contra a ocupação. Motivo que resultou num certo tumulto na manhã de hoje. Alguns estudantes que queriam ter aulas tentaram pressionar a entrada no prédio. A confusão não durou muito tempo, mas foi responsável por exaltar os ânimos dos alunos, principalmente os que defendem a permanência na escola. Novas assembleias serão realizadas para discutir os rumos dos protestos.

Onda

falta e o fornecimento irregular de merenda nas Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) de São Paulo desde o início do ano letivo tem sido o principal motivo da onda de ocupações de escola e do prédio administrativo do Centro Paula Souza, região central de São Paulo, autarquia estadual responsável pela administração das unidades.

Em nota divulgada ontem, o Centro Paula Souza informou que agora 100% das Etecs oferecem alimentação escolar. “Das 60 unidades que oferecem merenda não manipulada, 10 estão sendo transferidas para o Programa de Merenda Padrão. Além disso, está sendo criada uma Comissão Intersetorial de Governança da Alimentação Escolar com o objetivo de discutir e implementar propostas de melhorias imediatas na distribuição e oferta de alimentação escolar."