Topo

Emocionado, ator Gero Camilo parabeniza jovens após desocupação da Alesp

Gero Camilo (centro) acompanha a reintegração de posse e a saída dos estudantes da Assembleia Legislativa - Fernando Notari / UOL
Gero Camilo (centro) acompanha a reintegração de posse e a saída dos estudantes da Assembleia Legislativa Imagem: Fernando Notari / UOL

Fernando Notari

Do UOL, em São Paulo

06/05/2016 19h28

O ator Gero Camilo acompanhou, na tarde desta sexta-feira (6), a desocupação dos estudantes na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). Entusiasta da manifestação e visivelmente emocionado, parabenizou os jovens pelo que chamou de “aula de democracia”.

“Esse protesto é uma das coisas mais férteis que aconteceu nesta cidade e neste país recentemente”, avaliou o artista de filmes como "Carandiru" e "Cidade de Deus" e de novelas da TV Globo – a última delas foi a minissérie“Felizes Para Sempre?”, em 2015.

“Ver a juventude tomando conta de um espaço público como a Alesp, com pautas claras como esta do roubo de dinheiro das merendas, é uma aula nas questões da democracia e da transparência”, prosseguiu.

Desocupação Alesp - Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo - Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Estudantes deixam Assembleia Legislativa de SP com flores nas mãos
Imagem: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Na última terça (3), um grupo de estudantes ocupou o plenário da Casa para reivindicar a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) destinada a investigar desvio de dinheiro no caso conhecido por “Máfia das Merendas”. O protesto durou até a tarde desta sexta-feira, quando os manifestantes cumpriram ordem judicial e deixaram o local.

Os alunos acreditam que avançaram na questão, ainda que a CPI não esteja de fato aberta – faltam assinaturas de pelo menos seis deputados.

“Isso me emociona muito, ver que democracia não se faz só no parlamento, de quatro em quatro anos, nos poderes legislativo, executivo e judiciário. Esses estudantes nos mostram que democracia se faz no cotidiano, no respeito às diversidades e na ação política do próprio povo”, acrescentou Gero Camilo.

O ator contou que compareceu ao local para assegurar, da forma que fosse possível, que a reintegração de posse acontecesse sem violência. “Como adulto, estava reocupado com essa garotada, vim garantir que esse aparato militar que o governador Geral Alckmin (PSDB) tanto usa contra o povo, contra a juventude, não entrasse em ação. Vim pela solidariedade e para ficar de olho para que a PM não os machuque”.

Apesar da preocupação do ator, a reintegração de posse aconteceu de forma tranquila. A Justiça determinou multa diária de R$ 30 mil para os estudantes que não deixassem o plenário até as 16h45 desta sexta-feira. Em comunicado à imprensa, pouco antes de o prazo vencer, os jovens anunciaram saída da Casa, fato que ocorreu às 16h.