Topo

Manifestantes fazem ato contra detenções de estudantes em SP

Paulo Ermantino/ Raw Image/ Estadão Conteúdo
Imagem: Paulo Ermantino/ Raw Image/ Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

13/05/2016 21h59

Manifestantes realizam na noite desta sexta-feira (13), em São Paulo, um ato de repúdio à desocupação de prédios ocupados por estudantes e à detenção de dezenas deles pela Polícia Militar. O protesto começou por volta das 17h, na praça do Ciclista, na avenida Paulista, e de lá saiu em caminhada.

Portando faixas e cartazes com dizeres, como "Lutar pela educação não é crime" e "Quero bandejão", o grupo, do qual fazem parte estudantes secundaristas e integrantes de movimentos sociais, encontra-se na rua da Consolação, descendo sentido centro da capital paulista.

Os manifestantes bloqueiam todas as faixas do sentido centro da via, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Protesto em defesa da educação - Kevin David/Estadão Conteúdo - Kevin David/Estadão Conteúdo
Esudantes servem sanduíches para ironizar supostos desvios da merenda
Imagem: Kevin David/Estadão Conteúdo

Na manhã desta sexta, a PM desocupou a Etesp (Escola Técnica Estadual de São Paulo) e três órgãos regionais de ensino e deteve pelo menos 67 estudantes. Tudo foi feito com base num parecer da PGE (Procuradoria Geral do Estado) que deu embasamento jurídico para a ação.

Geralmente, quando um prédio é ocupado ou invadido, o seu dono pede reintegração de posse à Justiça e um juiz decide se o pedido será atendido e como ele será atendido.

Os manifestantes protestam também contra cortes nas verbas da educação no Estado de São Paulo e supostos desvios de recursos da merenda. Em alusão às denúncias de corrupção de desvio de verba da merenda, os manifestantes serviram sanduíches aos presentes ao ato desta sexta.