Topo

Sindicato diz que prefeitura de BH demitiu 600 vigias de escolas

25.mai.2016 - Manifestação contrária à demissão de vigias na rede municipal de ensino de Belo Horizonte na capital mineira. Conforme o sindicato, aproximadamente 400 pessoas percorreram ruas do centro da cidade - Sindrede-BH/Divulgação
25.mai.2016 - Manifestação contrária à demissão de vigias na rede municipal de ensino de Belo Horizonte na capital mineira. Conforme o sindicato, aproximadamente 400 pessoas percorreram ruas do centro da cidade Imagem: Sindrede-BH/Divulgação

Rayder Bragon

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

25/05/2016 19h35

A Prefeitura de Belo Horizonte está sendo acusada de promover demissão em massa de vigias noturnos terceirizados que trabalham em escolas da rede pública da capital mineira.

Conforme p SindRede-BH (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública de Belo Horizonte), ao menos 600 profissionais estão de aviso prévio desde o dia 19 deste mês. 

A administração municipal não desmente, nem confirma a informação.

O sindicato informou que entrou com pedido no Ministério Público do Trabalho para que o caso seja investigado.

Nesta quarta-feira (25), houve uma manifestação contrária à demissão dos agentes. Conforme o sindicato, aproximadamente 400 pessoas percorreram ruas do centro da cidade. O ato foi encerrado na porta da prefeitura, que fica localizada na Avenida Afonso Pena, na região central da capital mineira. 

A intenção era a de serem recebidos por representantes da prefeitura. No entanto, segundo Wanderson Rocha, dirigente do sindicato, ninguém da prefeitura os recebeu.

Crise econômica

Em nota, a prefeitura informou que, “diante da crise econômica que atinge o país”, vem tomando medidas, desde 2014, para tentar equilibrar o orçamento.

Entre as medidas tomadas, a administração municipal informou ter reduzido o número de veículos, serviços terceirizados e aluguéis, a quantidade de estagiários, e “o congelamento de salários do prefeito, vice-prefeito e secretários”.

A nota ainda traz que a arrecadação da prefeitura está evoluindo em patamares abaixo da inflação, ao passo que, “está havendo aumento de custeio em virtude da ampliação da prestação de serviços, com novas escolas e outros equipamentos públicos”.

A prefeitura finaliza dizendo que as medidas adotadas são para “garantir a saúde fiscal do município sem comprometer os serviços essenciais para a população e o salário dos servidores”.