Topo

Trio de alunos arromba e depreda duas escolas em MG; mais novo tem 9 anos

Escola municipal Comendador Antônio Florêncio Nogueira - PMMG/Divulgação
Escola municipal Comendador Antônio Florêncio Nogueira Imagem: PMMG/Divulgação

Rayder Bragon

Colaboração para UOL, em Belo Horizonte

14/06/2016 18h41

Três garotos foram apreendidos após acusação de terem arrombado e depredado duas escolas, na cidade de Careaçu (342 km de Belo Horizonte e situada no sul do Estado de MG)-- os meninos têm 9, 11 e 13 anos. A ocorrência foi no domingo, dia 12 de junho.

O trio foi flagrado pela Polícia Militar, no domingo, nas dependências da escola Estadual Vereador Joaquim Borges da Costa. Segundo a polícia, os garotos confessaram terem invadido e depredado também a escola municipal Comendador Antônio Florêncio Nogueira, no dia anterior.

Representantes do Conselho Tutelar da cidade foram chamados, além dos pais dos meninos. O depoimento deles e dos responsáveis foram colhidos no quartel da PM da cidade. Em seguida, todos foram encaminhados para uma delegacia da Polícia Civil de Pouso Alegre (384 km da capital mineira), onde foram ouvidos e liberados.

“A escola municipal foi bastante depredada. Eles quebraram praticamente todas as salas, foi um estrago enorme. Ontem nem teve aula. Os dois meninos mais novos são alunos dessa escola. O mais velho é estudante da escola estadual’, afirmou. Segundo ela, os pais teriam demonstrado surpresa e ficado chocados com a ação dos filhos.

De acordo com a conselheira Carla Bertolaccini, os garotos teriam dito que invadiram as unidades de ensino à procura de gabarito da Prova Brasil [avaliação feita por amostragem pelo Ministério da Educação para mensurar a qualidade da educação básica ofertada pelo sistema educacional brasileiro].

No entanto, essa afirmação deles ainda será alvo de investigação, informou a conselheira. Ela adiantou que um relatório será produzido sobre o caso e encaminhado para o Juizado da Vara da Infância e Juventude de São Gonçalo do Sapucaí (332 km da capital mineira).

Escola municipal Comendador Antônio Florêncio Nogueira depredada por três moleques de 9, 11 e 13 anos - PMMG/Divulgação - PMMG/Divulgação
Imagem: PMMG/Divulgação

Sem aulas

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais informou que a direção da escola estadual relatou ter listado a quebra de armários, mesas e vidros. Os acusados ainda teriam espalhado vários materiais pelo chão, mas nada foi furtado da escola.

A escola funcionou nos dois primeiros dias desta semana, de maneira parcial, apenas para os alunos do ensino fundamental e médio. “No prédio em que acontecem as aulas das turmas de educação integral, as aulas foram suspendas ontem (13) e hoje (14), devido aos danos causados nas salas. Amanhã (15), a escola funcionará normalmente”.

O texto diz que está em andamento processo licitatório para compra de câmeras de segurança e alarme para a escola. “A escola funciona em três turnos e possui cerca de 650 alunos matriculados”, finalizou a nota.

O UOL entrou em contato com a Secretaria de Educação Municipal de Careaçu, às 15h desta terça-feira (14). Uma pessoa que se identificou como Patrícia disse que a secretária de Educação do município retornaria o contato, mas isso não ocorreu. Houve nova tentativa de falar com a secretária às 15h40, às 15h48 e às 16h38, mas ninguém atendeu no telefone indicado.