Topo

A partir de sábado, MEC realiza segundo simulado nacional do Enem

Divulgação/MEC
Imagem: Divulgação/MEC

Do UOL, em São Paulo

23/06/2016 16h52

O MEC (Ministério da Educação) dá início neste sábado (25), às 8h, ao segundo simulado online do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), dentro da plataforma Hora do Enem. A prova terá 80 itens, com a mesma metodologia de elaboração das questões do Enem. Nesta edição, o teste ficará aberto por mais de uma semana: até dia 3 de julho, às 20h.

Para participar, é necessário se inscrever na página da plataforma Hora do Enem. Após iniciar o simulado, o estudante terá quatro horas para concluí-lo. O sistema divulgará a nota do aluno imediatamente após a realização do teste e ainda permite que ele verifique se atingiu a nota de corte do curso que pretende fazer.

Alunos do ensino médio da rede pública, que não possuem acesso particular à internet, podem fazer a prova na própria escola na qual estudam, ao longo da próxima semana (entre 27 de junho e 1º de julho).

Para os concluintes do ensino médio, a plataforma, além do simulado, também oferece um plano de estudos com indicação de conteúdo a ser estudado. As ferramentas disponíveis incluem vídeo-aulas, resumos e exercícios sobre o assunto.

Segundo o MEC, no primeiro simulado nacional, mais de 710 mil estudantes de 99,91% dos municípios brasileiros fizeram as provas online. Dos participantes, 85% estudam em escolas públicas.

O Enem 2016 acontece nos dias 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo, serão os exames de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e redação.