Topo

UFSM tem 48 vagas de medicina remanescentes do Sisu

Divulgação/UFSM
Imagem: Divulgação/UFSM

Janaina Garcia

Do UOL, em São Paulo

24/06/2016 18h52

Imagine 48 vagas de sobra, no segundo semestre deste ano, para um dos cursos tradicionalmente mais disputados do País? Pois para medicina da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), essa é a realidade segundo um edital publicado no último dia 17 pela pró-reitoria de graduação da instituição.

O documento trata das vagas remanescentes do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e oriundas da primeira chamada. As inscrições começaram no último dia 20 e seguem até a próxima segunda-feira (27).

Medicina concentra a grande maioria das vagas – já que o restante são duas aos cursos de ciências noturno, e uma de administração noturno.

Foi justamente medicina que, para a atual seleção, a universidade exigiu maior nota de corte como mínima de cada uma das cinco notas do estudante no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), 741 pontos. Com o curso de medicina mais concorrido do Brasil, por exemplo, a USP (Universidade de São Paulo) exige 700 pontos.

Para o educador Mateus Prado, especialista em Enem, a UFSM errou ao exigir essa média. “É uma média razoável para pedir em medicina como média aritmética. Só que a média aritmética do Enem concilia cinco notas que possuem grandezas diferentes”, afirmou Prado.

Ele explicou que, por exemplo, média de 741 pontos em Matemática é algo “relativamente fácil” para quem concorre a uma vaga nesse curso, de fato e com chances. “Em 2015, quem acertou as 45 questões de Matemática ficou com 1.008 pontos. Só que quem fez 45 de Linguagens fica sempre, em todos os anos, com uma nota próxima a 820 pontos. Fazer mais que 741 em Linguagens é acertar mais que 90% dessa prova”, comparou.

Na avaliação do especialista, a distribuição das vagas resolverá o cumprimento da lei de cotas, mas deve prejudicar “todos que tinham a UFSM como prioridade”. “Todos os não aprovados em medicina e até mesmo vários dos já aprovadas no Sisu 1 e no Sisu 2016 terão oportunidade dupla/ tripla de concorrer a uma vaga em medicina; uma e/ou duas em suas universidades de preferência e depois uma terceira quando a UFSM abrir vagas remanescentes. Os que prefeririam a UFSM, sendo ou não estes da região de Santa Maria, tiveram raptado o direito de concorrer agora, no Sisu, a uma vaga na universidade de sua preferência e terão que concorrer com milhares de pessoas que não tinham a instituição como preferência”

Universidade admite falha

O coordenador de planejamento acadêmico da UFSM, Jerônimo Tybusch, admitiu que 741 era uma nota alta e não adequada para medicina, mas afirmou que isso foi corrigido já para o novo edital. “Detectamos essa falha e abrimos procedimento para corrigi-la”, garantiu.

“O curso de medicina havia sugerido 750 como pontuação, baixamos para 741. Depois avaliamos que, para Linguagem [no Enem], de fato era uma exigência alta. O MEC recomendou, como é padrão, que lançássemos um edital específico a partir das notas do Enem, sem nota de corte – que é o que vale agora”, disse.

Tybusch afirmou ainda que, para o próximo processo do Sisu, “estamos conversando com os coordenadores de curso para que possam, ao estipular as médias, tomá-las com cuidado”. “O edital atual foi largamente divulgado ao ser publicado – saiu no Diário Oficial, que tem abrangência nacional, e, além disso, tivemos mais de mil inscritos só no primeiro dia. Não haverá alunos prejudicados, pois gente de todo o País pode se inscrever, todo mundo pode ter dupla chance”.

Entenda a nota de corte

A pontuação mínima exigida como nota de corte é a menor nota que o candidato precisa obter para ficar entre os mais aptos a serem selecionados. Mesmo assim, o MEC (Ministério da Educação) ressalva que ela "é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada”.

O Sisu é o sistema informatizado e gerenciado pelo MEC pelo qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos que participaram do Enem, conforme o desempenho. É possível se inscrever em até duas opções de vagas, por preferência, desde que não se tenha obtido nota zero na redação do exame.