Topo

Após um mês, aluna da olimpíada de neurociência consegue passaporte

Lorrayne Isidoro Gonçalves vai representar o Brasil na Dinamarca - Alfredo Mergulhão/UOL
Lorrayne Isidoro Gonçalves vai representar o Brasil na Dinamarca Imagem: Alfredo Mergulhão/UOL

Alfredo Mergulhão

Colaboração para o UOL, no Rio

27/06/2016 11h56Atualizada em 27/06/2016 17h45

A estudante Lorrayne Isidoro Gonçalves, 17, teve a confirmação de que pegará seu passaporte ainda nesta segunda-feira (27). A adolescente vai representar o Brasil na 16ª Olimpíada Internacional de Neurociência (2016 Brain Bee World Championship), que começa nesta quinta-feira em Copenhague, na Dinamarca. A participação do torneio ficou comprometida pelo atraso na emissão do documento pela Polícia Federal.

O pai da estudante, o ambulante Jorge Cabral Gonçalves, 61, disse que a entrega do documento foi confirmada. "Acabaram de informar que o passaporte dela já está no malote da Casa da Moeda, a caminho do posto da Polícia Federal no Aeroporto do Galeão. É um alívio para a gente, principalmente para a Lorrayne, que lutou muito para participar dessa competição", afirmou.

A adolescente se credenciou para a competição ao vencer a 4ª Olimpíada Brasileira de Neurociências (Brazilian Brain Bee), em São Paulo, no dia 14 de maio. Moradora da favela da Camarista Méier, na zona norte do Rio, ela precisou recorrer a uma vaquinha na internet para viabilizar a viagem. O embarque para a Europa está marcado para esta terça-feira (28).

Lorrayne está no Galeão desde às 7h40. Na chegada, ela disse aos jornalistas que agradece o apoio que tem recebido da família, amigos e de pessoas nas redes sociais, "que me ajudaram com vaquinha e agora na questão do passaporte, então estou bem apoiada".

A jovem deu entrada no documento no dia 24 de maio. Na última quinta-feira, ela esteve no posto da Polícia Federal no Aeroporto Internacional Galeão (Antônio Carlos Jobim), mas foi informada de que o documento não estava pronto. Ela retornou ao local no dia seguinte e obteve a mesma resposta.

A confecção de passaportes está atrasada devido a um problema da CMB (Casa da Moeda do Brasil) com fornecedores. Lorrayne teve de pagar R$ 77,17 e recorrer ao Procedimento de Entrega Urgente, previsto na legislação brasileira. Em nota, a Casa da Moeda afirma que Lorrayne e sua mãe, Estela Meirelles, receberam hoje passaportes normais.

A Polícia Federal informou que a Casa da Moeda anunciou a impossibilidade de cumprir o prazo regular de 6 dias úteis para entrega dos documentos em virtude de problemas com fornecedores.

A CMB informou ainda que voltou a receber matéria-prima para confeccionar o documento e está trabalhando 24h por dia, inclusive nos fins de semana, para atender à população.

"Apesar de todos os esforços junto ao fornecedor, as entregas não foram regularizadas e o estoque atual ainda é insuficiente para colocar em dia a demanda reprimida. Por conta disso, o prazo para a entrega do documento ainda é impreciso, podendo chegar até 45 dias após a solicitação no posto", diz o texto.