Topo

Brasileiros disputam nos EUA final de torneio internacional de tecnologia

Brasileiros participam da final da Imagine Cup 2016, competição estudantil internacional de tecnologia organizada pela Microsoft, em Seatlle, nos EUA - Bruna Souza Cruz/UOL
Brasileiros participam da final da Imagine Cup 2016, competição estudantil internacional de tecnologia organizada pela Microsoft, em Seatlle, nos EUA Imagem: Bruna Souza Cruz/UOL

Bruna Souza Cruz*

Do UOL, em Seattle (EUA)

27/07/2016 16h11

Quatro brasileiros participam durante esta semana da final da Imagine Cup 2016, competição estudantil internacional de tecnologia organizada pela Microsoft, em Seatlle, nos Estados Unidos.

Concorrendo na categoria “games”, Alessandra Castro, Daniel Sanabria, Érico Grasso e Ramon de Souza apresentarão o jogo digital “O sonho de Jequi”, que tem como pano de fundo a seca no Vale do Jequitinhonha, em Minas.

O objetivo do jogo do time “Tower Up” é ajudar o personagem Jequi a juntar o máximo possível de água para o Vale.

“Eu quis mostrar a realidade do povo da qual eu faço parte. Geralmente, os games exigem que o jogador colete moedas de ouro. O nosso propõe que o jogador consiga água, que é a riqueza do sertanejo”, explicou Souza, 34, pedagogo e recém-formado em jogos digitais pela PUC-MG (Pontifícia Católica de Minas Gerais).

Outro ponto importante do projeto é que, além de entreter, ele tem uma preocupação social por incentivar os jogadores a doarem dinheiro para a compra de cisternas para a região.

“A equipe trabalhou duro [cerca de um ano e meio], e a expectativa é muito grande, pois nosso jogo traz algo a mais que apenas diversão. O jogo leva o virtual para o mundo real”, ressaltou.

Imagine Cup 2016

Essa é a 14ª edição da chamada “Copa do Mundo da Tecnologia” da empresa. Ao todo, 35 times disputarão os prêmios de Inovação, Cidadania mundial e Games.

A competição começou nesta quarta (28) e termina na sexta-feira (30). Os vencedores de cada categoria receberão US$ 50 mil.

Para Kurt Steck, gerente de audiência e plataforma de marketing, a competição é a oportunidade dos estudantes mostrarem a criatividade. “Deixe sua paixão guiar suas ideias”, aconselhou aos amantes da tecnologia.

O executivo comentou ainda que uma das principais características dos projetos realizados na América Latina é que boa parte dos estudantes tenta resolver problemas locais com suas soluções -- como é o caso do time brasileiro.

Para chegar na edição internacional, os jovens tiveram que vencer mais de 1.600 estudantes na fase brasileira, realizada no começo deste ano em Belo Horizonte (MG).

Uma das regras da Imagine Cup 2016 é que os participantes estivessem regularmente  matriculados em uma instituição de ensino entre 1 de janeiro de 2015 e 31 de julho de 2016. No caso do time brasileiro, três dos membros concluíram a graduação recentemente no curso de jogos digitais e um deles está no último ano de sistemas de informação.

* A jornalista viajou a convite da Microsoft