Topo

Quase 4 milhões de alunos voltam às aulas na rede estadual em SP

Do UOL, em São Paulo

01/08/2016 10h08

Cerca de 3,8 milhões de alunos matriculados na rede estadual de ensino de São Paulo retornam às aulas nesta segunda-feira (1º). O cronograma do segundo semestre vai até a segunda quinzena de dezembro. Ao todo, o Estado conta com aproximadamente 5 mil unidades escolares.

O segundo semestre também marca o período de aplicação das avaliações externas dos estudantes. Em novembro, por exemplo, alunos dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio participam do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). De acordo com a secretaria estadual de educação, os resultados das provas de matemática e língua portuguesa são utilizados para orientar as ações da pasta. As notas também integram o cálculo do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo).

Ainda em novembro, turmas regulares do 3º ano do ensino fundamental fazem as provas de escrita, leitura e matemática da ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização), do Ministério da Educação. Em 2015, unos paulistas se destacaram nos índices. Em escrita, por exemplo, São Paulo mais que dobrou o número de crianças em níveis mais avançados, passando de 40,22% para 85,25%.

Novas matrículas

Crianças, jovens e adultos que quiserem ingressar na rede estadual de São Paulo neste semestre podem garantir a matrícula. Para isso, os interessados precisam comparecer a uma unidade de ensino com certidão de nascimento ou RG. Em caso de menores de 18 anos, o cadastro deve ser feito por pais ou responsáveis. A secretaria recomenda também a apresentação de comprovante de residência.