Topo

Como parar de enrolar e estudar? Especialistas dão sete dicas

Imagem representativa para estudantes; jovens estudando ; sala de aula ; pesquisa - iStock
Imagem representativa para estudantes; jovens estudando ; sala de aula ; pesquisa Imagem: iStock

Hugo Araújo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/08/2016 06h00

Chega a hora de estudar e você, vestibulando, arruma outra tarefa mais interessante para fazer. Os conteúdos vão acumulando e parece que você não vai dar conta de tudo. Os meses passam e, com a proximidade das provas, o nervosismo aumenta.

Identificou-se com essa situação? Fique calmo, você não é o único. “Este aluno é aquele que procrastina, que deixa para depois. Ele tem sempre uma coisa mais importante para fazer do que estudar”, explica a professora de português Saray Azenha, que também é coordenadora do cursinho Oficina do Estudante.

Para driblar a procrastinação, especialistas ouvidos pelo UOL recomendam que você crie uma rotina de estudos, aliando organização e disciplina. “Ainda dá tempo. A pessoa que se organiza e se dedica vence. Ninguém vai para o vestibular sabendo toda a matéria”, afirma a professora Vera Lúcia Antunes, coordenadora pedagógica do curso Objetivo.

Para ajudá-lo a parar de enrolar, o UOL listou sete dicas. Confira abaixo:

1. Defina metas

Segundo a professora Saray Azenha, a primeira atitude que você deve tomar para parar de procrastinar é definir suas metas. Já sabe em quais disciplinas tem maior dificuldade e precisa se dedicar mais? Ou aquelas que possuem mais conteúdo atrasado? Qual é a nota de corte do curso ao qual você vai se candidatar? Todas as respostas podem ajudá-lo a construir um quadro de objetivos. “Esta é a organização inicial, porque, se o aluno não a tem claramente, ele não sabe por onde começar”, explica Saray.

2. Organize um cronograma de estudos

Com as metas em mente, você agora deve esboçar um cronograma de estudos para atingi-las. A dica da professora Saray Azenha é que você anote qual será sua rotina. “Por exemplo, você pode colocar: ‘estudarei química orgânica duas vezes nesta semana’. Você vai desenvolver uma rotina”, explica.

3. Seja realista

Mas atenção: nada de colocar no seu cronograma metas inatingíveis. Não adianta tentar estudar uma grande quantidade de conteúdo em um curto espaço de tempo. “Seja realista. Não adianta escrever que vai acabar com a matéria de química em dois meses. Isso é surreal”, afirma Saray. Se você colocar um objetivo muito difícil de ser cumprido, isso pode gerar um sentimento de frustração, levando-o novamente a procrastinar. “Se você estabelece metas impossíveis, você volta a procrastinar e desiste, porque não vai atingi-las”, conclui a professora.

4. Qualidade, não quantidade

“Não importa a quantidade -- por exemplo, fazer 50 exercícios de uma vez. Você tem de fazer e aprender. Pode fazer menos, mas com qualidade”, explica a professora Vera Lúcia Antunes. Outra dica que ela dá é que você marque os exercícios nos quais tem dúvidas e consulte seu professor. Isso também deve fazer parte de sua rotina.

5. Livre-se das distrações

A psicopedagoga Jane Rapoport, que também é orientadora pedagógica da Escola Dínamis, recomenda que você organize seu ambiente de estudos, de modo a ficar mais concentrado e evitar distrações que possam levá-lo a procrastinar. “Organize o ambiente: escolha um lugar sossegado, arejado e com boa iluminação. Afaste da mesa todos os objetos que possam distraí-lo, como revistas, jogos e celular”, explica. Se as redes sociais costumam fazer você enrolar, a professora Saray Azenha o aconselha a instalar aplicativos que controlam seu acesso a elas. Identifique aquilo que o distrai e se organize.

6. Guarde um horário para relaxar

É importante reservar um horário do seu dia para descansar e se divertir. “Defina um horário para passear, porque, se você não colocar, vai fazer do mesmo modo, só que irá contra a rotina. Então já guarde este momento”, explica a professora Saray Azenha. “Cansou? Tem que parar, relaxar, dar uma volta, para voltar e continuar”, completa a professora Vera Lúcia Antunes.

7. Comece!

“A gente brinca que o grande problema de fazer exercício físico é começar a frequentar a academia. Isso se chama alteração de hábito. Com os estudos, é a mesma coisa. Quando o aluno começa a estudar, ele altera o hábito, passa a achar aquilo natural e vira rotina”, afirma a professora Saray Azenha. Então, com o seu cronograma de estudos pronto e livre das distrações, você deve dar o primeiro passo e começar a estudar. “Organização e disciplina levam a um resultado muito bom. Se você teve a matéria pela manhã, deve chegar em casa, estudar, fazer exercícios e ver se ficou dúvidas”, conclui a professora Vera Lúcia Antunes.