Topo

Estudantes ocupam dois campi do IFRN em protesto contra MP do ensino médio

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

29/09/2016 14h32

Estudantes ocupam desde a tarde desta quarta-feira (28) dois campi do IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte), o Natal-Central e outro em Mossoró. A assessoria de imprensa do instituto confirmou a ocupação e estimou que cerca de 70 alunos permaneciam no campus de Natal até a manhã desta quinta (29). 

Ana Flávia Oliveira, presidente do grêmio estudantil Valdemar dos Pássaros, de Mossoró, disse que o principal motivo para o protesto dos alunos é a reforma do ensino médio --proposta pelo Governo Federal na última semana. Além disso, eles protestam contra a PEC 241, que estabelece um teto no crescimento dos gastos públicos com base na inflação.

"Protestamos contra os cortes na educação, como o fim do Ciências sem Fronteiras, e o desmonte da educação em geral", acrescentou a aluna. 

Segundo ela, os alunos desocuparão o campus central amanhã (30), já que ele será utilizado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) como local de votação das eleições que acontecem neste fim de semana. O campus de Mossoró, no entanto, seguirá ocupado por tempo indeterminado.

Outras reivindicações

Os alunos exigem ainda o direito de voto a cargos como diretor acadêmico, diretor do setor de apoio acadêmico e coordenador de curso. "Nós votamos apenas para diretor geral do campus. Achamos necessário discutir a democracia não só no âmbito externo, mas também no âmbito interno. Queremos ter voz ativa para poder deliberar", ressaltou.

A aluna também afirmou que o grupo protesta contra o Governo de Michel Temer (PMDB), que assumiu a presidência após o impeachment de Dilma Roussef (PT).