Topo

Enem 2015: Inep admite erro e vai calcular notas de Institutos Federais

Do UOL, em São Paulo

06/10/2016 13h47

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) admitiu nessa quinta-feira (6) que cometeu um “equívoco” em relação ao cálculo dos resultados das escolas do Enem 2015. Divulgadas na última terça-feira (4), as notas das instituições de ensino na edição passada do exame não contabilizaram o desempenho dos institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica.

Segundo a pasta, as escolas da rede federal não foram incluídas na divulgação porque teria havido um problema na interpretação da legislação por parte da equipe técnica responsável pelos dados. O Inep informou que esses dados serão processados e as notas divulgadas “tão logo seja possível”.

Já na tarde terça-feira (4), o Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) havia divulgado uma nota exigindo esclarecimentos sobre a ausência desses institutos federais.

“De acordo com o presidente do Conif, Marcelo Bender Machado, o Conselho não tinha ciência de que a Rede Federal seria desconsiderada na última avaliação do Enem. No resultado referente a 2014, divulgado em agosto do ano passado, as instituições da Rede Federal tiveram reconhecido desempenho e foram destaque entre as melhores do Brasil. O campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) obteve o 1º lugar entre todas as escolas públicas do país nas provas objetivas”, argumentou o Conif, em nota. 

Leia a íntegra do comunicado do Inep

A definição das escolas cujos resultados no Enem 2015 seriam calculados e divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi realizada de acordo com a portaria nº 501, de 27 de setembro de 2016.

Houve, contudo, um equívoco na interpretação da legislação por parte da equipe técnica que fez os cálculos para a divulgação dos resultados do Enem 2015 por Escola e por isso os Institutos Federais não foram incluídos.

Sendo assim, a administração atual do Inep decidiu processar os resultados dos Institutos Federais no Enem 2015 e divulgar tão logo seja possível.