Topo

Tema de redação do Enem 2016 é o mesmo de prova falsa do ano passado

O anúncio sobre a prova falsa publicado ano passado na fanpage oficial do MEC - Reprodução/Facebook
O anúncio sobre a prova falsa publicado ano passado na fanpage oficial do MEC Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

07/11/2016 12h10

O tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016, "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil", é o mesmo que aparece em uma imagem divulgada no ano passado pelo MEC (Ministério da Educação) nas redes sociais da pasta. Na ocasião, isso foi feito para desmentir um boato de que teria havido vazamento da prova.

Mesmo as informações contidas na proposta da redação são parecidas com as da imagem de 2015. Nesta segunda (7), a publicação tem gerado críticas de candidatos e internautas página do MEC com insinuações de que o "próprio MEC" teria vazado o tema da redação.

Procurado pela reportagem do UOL desde a noite desse domingo (6), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela prova do Enem, ainda não se manifestou sobre o assunto.

"Tentativa de tumultuar o Enem", diz Inep

Em nota divulgada na tarde desta segunda (7) às redações, o órgão atribuiu o burburinho em torno da postagem do ano passado, em comparação com o tema da redação deste ano, a uma suposta "tentativa de tumultuar o Enem 2016", afirmou que o tema deste ano "não é o mesmo de uma prova falsa divulgada às vésperas do Enem 2015" e definiu: "O gráfico que apoia o desenvolvimento da redação do Enem 2016 é baseado em um estudo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, de domínio público. O gráfico da prova falsa divulgada às vésperas do Enem 2015, é baseado no mesmo estudo, mas tem recorte diferente". "Portanto, trata-se de uma coincidência de assuntos que não afeta o Enem 2016 por não se tratar de um vazamento", rebate o Inep.

"Na elaboração da prova de redação são escolhidos alguns textos motivadores. Esses textos são, em sua maioria, retirados de sites de instituições governamentais. Procura-se obter dados oficiais que confirmem a questão abordada na proposta de redação. Os textos motivadores servem de apoio ao candidato para que reflita sobre o tema e possa dar o encaminhamento que julgar mais adequado dentro do tema proposto e respeitando os direitos humanos. Porém, eventualmente, textos motivadores para a proposta de redação podem ser obtidos em veículos de comunicação", completa a nota.

Operação contra fraudes

Onze pessoas foram presas nesse domingo em duas operações deflagradas pela Polícia Federal para combater fraudes no Enem 2016 em oito Estados: Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Tocantins, Amapá, Pará e Minas. No total, foram cumpridos 50 mandados judiciais. Um secretário de saúde de um município cearense está entre os detidos.

A primeira operação, denominada "Embuste", ocorreu em Minas Gerais com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar processos seletivos para ingresso no ensino superior sem o cumprimento dos requisitos legais. De acordo com a PF, foram cumpridos 28 mandados judiciais simultâneos, todos expedidos pela Justiça de Montes Claros, mas não houve prisões.

A segunda operação, chamada "Jogo Limpo", foi realizada nos demais Estados, também para evitar fraudes. Foram cumpridos 22 mandados judiciais, com 11 prisões.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Enem tem alta taxa de abstenções na prova

Band Notí­cias