Topo

Em meio a ocupação, Márcia Abrahão é nomeada reitora da UnB

da Agência Brasil

22/11/2016 16h33

A nomeação da nova reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão foi publicada hoje (22) no Diário Oficial da União. A nova gestora entra em meio à ocupação da instituição por estudantes, que já dura três semanas.

Os alunos protestam contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que impõe teto de gastos para os Três Poderes e está em votação no Senado.

Ontem a Justiça Federal determinou a desocupação imediata das instalações da universidade, porém, hoje o Ministério Público Federal (MPF) informou que vai recorrer desta decisão. Na justificativa, o órgão vai impugnar o tipo de recurso utilizado para questionar a legalidade da ocupação.

Os ocupantes decidem hoje, às 18h, se mantém o movimento ou não.

Primeira mulher

Márcia Abrahão, a primeira mulher a ocupar o cargo, tem graduação (1986), mestrado (1993) e doutorado (1998) em Geologia pela UnB. Tem pós-doutorado pela Queen's University, no Canadá, na mesma área. Além do ensino na graduação, acumula experiência como pesquisadora do CNPq e membro do Programa de Pós-Graduação em Geologia. Quando eleita, a professora estava diretora do Instituto de Geologia da universidade.