Topo

Em Alagoas, locais de provas do Enem são mudados por medidas de segurança

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

03/12/2016 13h40Atualizada em 03/12/2016 15h44

A maioria dos locais de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Alagoas foi alterada por "medida de segurança". Nestes sábado (3) e domingo (4), cerca de 9.000 candidatos fazem a prova em 24 escolas.

Segundo a coordenadora do Enem no Estado, Maria do Rosário Aguiar, os candidatos foram avisados da mudança pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). 

Aguiar não quis informar os locais que foram alterados e afirmou que a medida foi tomada por "segurança e para evitar novas ocupações que prejudiquem a aplicação das provas".

Em Alagoas, o Enem acontece nas cidades de Maceió, Arapiraca, Água Branca, Delmiro Gouveia, Girau do Ponciano, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema.

As provas nas escolas que não tinham ocupações de estudantes protestando contra a PEC 55, que congela os gastos do governo federal por 20 anos, e a reforma do ensino médio aconteceram nos dias 5 e 6 de novembro.

Em Alagoas, que não aderiu ao horário de verão, os portões fecharam às 12h e as provas começaram às 12h30. Não houve registro de tumulto nos locais de prova, segundo a coordenação do Enem no Estado.

Neste sábado, primeiro dia de provas, os candidatos responderão questões de ciências humanas e ciências da natureza. Serão 4 horas e 30 minutos para aplicação das provas. Já no domingo, serão questões voltadas às linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação. Para o último dia de provas do Enem o candidato terá 5 horas e 30 minutos. 

O Inep informou que os gabaritos oficiais das questões objetivas serão divulgados até o dia 7. Os resultados individuais dos participantes do Enem serão divulgados no dia 19 de janeiro.