Topo

Segundo Enem tem chuva, reclamações e mãe fã de Black Sabbath em Curitiba

3.dez.2016 - A estudante Samirah Bitterman, 16, com o pai, Eliezer. Ela reclamou da alteração de data do Enem. "Vou trabalhar na Ilha do Mel (litoral do Paraná) no quiosque de praia de um tio. Já deveria ter ido no final de novembro" - Rafael Moro/UOL
3.dez.2016 - A estudante Samirah Bitterman, 16, com o pai, Eliezer. Ela reclamou da alteração de data do Enem. "Vou trabalhar na Ilha do Mel (litoral do Paraná) no quiosque de praia de um tio. Já deveria ter ido no final de novembro" Imagem: Rafael Moro/UOL

Rafael Moro Martins

Colaboração para o UOL, em Curitiba

03/12/2016 13h49Atualizada em 03/12/2016 15h50

A segunda edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016 começou neste sábado (3) para 43,6 mil inscritos no Paraná. Eles deveriam ter feito o exame em novembro, mas o MEC (Ministério da Educação) adiou as provas em virtude da ocupação de 850 colégios em todo o Estado por estudantes que protestavam contra mudanças no ensino médio e a PEC que congela os gastos do governo federal.

Os inscritos em Curitiba chegaram aos locais de prova sob chuva, mas sem registro de incidentes. Um dos dois locais de prova no centro da capital, uma faculdade particular, esperava 400 pessoas. Ali, não houve inscritos chegando atrasados.

Apesar da aparente tranquilidade na aplicação do exame, houve reclamações de parte dos candidatos por causa da alteração na data.

"Me atrapalhou", disse Samirah Bitterman, 16, aluna do segundo ano do ensino médio que fará o Enem como treineira. "Vou trabalhar na Ilha do Mel (litoral do Paraná), no quiosque de praia de um tio. Já deveria ter ido no final de novembro."

"Poderiam ter resolvido de outra forma, né?", disse, a respeito dos protestos que ocuparam colégios --inclusive o local em que faria o Enem em novembro. "Mas não sou a favor da reforma [no ensino médio]. Vai mudar para pior."

O estudante Rodrigo Santos Teixeira, 21, também reclamou da mudança. "Estou perdendo aula", disse, referindo-se ao curso técnico em que se matriculou neste fim de ano. Rodrigo, que faz o Enem pela primeira vez, busca uma vaga em faculdade de educação física.

Outros aprovaram a mudança da prova. A professora Alessandra Beck, 40, que vive em Palotina (600 km a oeste de Curitiba), acompanhava o filho Roger, 20, ao local onde ele começaria a fazer mais um Enem neste sábado. "Ele já faz faculdade de física, mas quer mesmo estudar história", disse a mãe.

"Para o Roger, a mudança [na data] não teve grandes problemas", contou Alessandra. Tanto que ela nem estaria ali, acompanhando o filho, não fosse o motivo que a trouxe à cidade --o show da banda britânica Black Sabbath, cuja turnê passou por Curitiba na última quarta-feira, e que ambos viram juntos. "Aproveitei e fiquei mais uns dias."