Topo

Enem deste domingo teve questões longas e muitas faltas, dizem candidatos em Maceió

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

04/12/2016 17h05

Candidatos da segunda aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que se submeteram às provas em Maceió, neste domingo (4), reclamaram que as questões longas e as salas estavam quase vazias.

O professor de história, Kleber Omena, 32, foi o primeiro a sair do prédio num local de prova na cidade e reclamou da estrutura dos enunciados.

"As questões de cunho literário e atual estavam com enunciados grandes e cansativos, isso dificulta a clareza da resposta que eles querem que seja. Observei também que outras questões falaram sobre o racismo e esse tema já estava na redação, isso cansa. Em matemática fiz cálculos mentais e não usei o caderno de rascunho", analisou Omena. Apesar de já ter quatro graduações --  teologia, sociologia, matemática e história -- Omena pretende concorrer à uma vaga no curso de letras na Ufal (Universidade Federal de Alagoas).

O pasteleiro Dalmo Braga Júnior, 21, também achou os enunciados das questões grande, mas acredita que ajudou nas respostas "porque dava opção a ampliar o raciocínio".

"Fiquei feliz quando eu soube que teria mais um mês para estudar e foquei no que não tinha estudado. Tranquei um curso técnico para me dedicar a essa chance de ter 30 dias a mais que não se tem todo ano", destacou Braga. Ele pretende concorrer à vaga no curso de educação física na Ufal (Universidade Federal de Alagoas) e fez o Enem pela segunda vez.

O estudante do 2° ano do ensino médio, Mateus Barreiros, 18, destacou que faltaram muitos candidatos na sala dele e que a prova foi cansativa por ter enunciados extensos. Ele destacou ainda que preferia ter feito o Enem em novembro. O adiamento só resultou em mais tensão para ele.

"São muitas questões e com enunciados extensos tornou a prova cansativa. Como fiz a prova por experiência, tentei ser objetivo nas respostas para concluir logo", disse o estudante, que pretende concorrer a vaga em medicina veterinária ano que vem.

No campus II do Centro Universitário Cesmac, localizado no Farol, a movimentação foi pequena. Candidatos que estavam lotados no prédio do Ifal (Instituto Federal de Alagoas), que está ocupado por estudantes em protesto à PEC 241/55, foram remanejados para os prédios do Cesmac neste segundo Enem. Houve salas com faltas de 19 candidatos.

Em Alagoas, 9 mil candidatos ao Enem que estavam dispostos em 24 locais tiveram as provas adiadas para este fim de semana. O exame foi reaplicado em Maceió, Arapiraca, Água Branca, Delmiro Gouveia, Girau do Ponciano, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema.