Topo

Candidatos que fizeram 2ª aplicação do Enem relatam problemas para acessar o Sisu

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

24/01/2017 12h12Atualizada em 24/01/2017 14h00

Estudantes que fizeram a segunda aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), em dezembro de 2016, dizem estar enfrentando dificuldades para acessar o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). As inscrições para o sistema foram abertas na madrugada desta terça (24).

24.jan.2017 - Estudantes relatam problemas para acessar o sistema do Sisu - Reprodução - Reprodução
Candidatos não conseguem acessar o sistema do Sisu
Imagem: Reprodução

A estudante Jéssica Barbosa, 23, diz estar tentando acessar o sistema do Sisu desde a meia-noite de ontem.

"Quando coloco meu número de inscrição do Enem e a senha, aparece uma mensagem de inscrição ou senha incorretos. Está acontecendo com todo mundo que fez a segunda aplicação. Teve gente que trocou a senha, achando que isso iria resolver, e mesmo assim não deu certo", conta. 

"Falei com alguns amigos meus que também fizeram a segunda aplicação e eles estão com o mesmo problema, desde a meia-noite. Quando deu umas 2h eu desisti e fui dormir. Agora, estou tentando [acessar] desde que acordei", afirma Thaliny Diniz, 18.

"Ontem, exatamente à meia-noite, eu já estava no site do Sisu para me inscrever. Até o momento, toda vez que eu coloco o meu número de inscrição do Enem e a senha, corretamente, aparece para mim a mensagem: 'inscrição ou senha incorretos'", diz Matheus Galvão, 26, que também fez a segunda edição do Enem 2016.

Outros candidatos ouvidos pelo UOL relataram estar passando pelo mesmo problema. Todos ressaltaram que os dados de número de inscrição e senha inseridos por eles estão corretos.

Na semana passada, quando foram divulgados os resultados do Enem, candidatos que fizeram a segunda aplicação do exame tiveram problemas para acessar suas notas.

O MEC (Ministério da Educação) confirmou estar ciente dos problemas de acesso ao Sisu e informou apenas que a área técnica responsável está apurando o caso.

Sisu

O Sisu é utilizado para selecionar candidatos para 238.397 vagas de graduação, em 131 instituições de ensino federais e estaduais públicas, com base nas notas do Enem. As inscrições para o sistema ficam abertas até esta sexta-feira (27).

Os estudantes podem selecionar até duas opções de curso para concorrer a uma vaga. Durante as inscrições, o sistema calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas ofertadas e no total de candidatos inscritos. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 30 de janeiro.

Segunda aplicação

Mais de 270 mil candidatos realizaram as provas da segunda aplicação do Enem 2016 nos dias 3 e 4 de dezembro. Eles não puderam fazer o exame em sua data original, em novembro, por conta das ocupações de locais de prova e por ocorrências ligadas à infraestrutura, como falta de energia elétrica.