Topo

Conheça as estratégias do aluno que gabaritou matemática no Enem 2016

"Uma das coisas que mais pesam é administrar bem o tempo", afirma Nicolas - Arquivo pessoal
"Uma das coisas que mais pesam é administrar bem o tempo", afirma Nicolas Imagem: Arquivo pessoal

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

30/01/2017 04h00

Nicolas Yamakoshi, 17, atingiu um objetivo que muitos podem considerar impossível: ele acertou todas as questões de matemática do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016, alcançando 991,5 pontos na prova.

Aprovado em engenharia elétrica na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que ele pretende cursar, o jovem não nega que sempre teve facilidade com as matérias de exatas, mas explica que saber administrar o tempo durante a prova foi fundamental para que ele obtivesse esse resultado.

“Uma das coisas que mais pesam é administrar bem o tempo. Apesar de serem 5h30 no total para resolver as provas do segundo dia do Enem, são 45 questões de matemática, 45 de linguagens, que estava pesada nesse ano, e mais a redação”, pondera Nicolas.

Treino, velocidade e interpretação

Aluno do sistema Ari de Sá, Nicolas conta que, além de fazer os exercícios propostos em apostila, ele costumava treinar em casa resolvendo provas antigas do Enem. "Eu imprimi algumas provas antigas e fiz para ver quanto tempo demorava para resolver. Fui medindo o tempo e percebi que em uma ou duas horas, no máximo, conseguiria fazer a prova de matemática", explica.

Com isso, ele diz que soube direcionar bem os estudos ao longo do ano e acabou se sentindo mais confiante na hora de encarar a maratona de provas do Enem. "Depois dessa segurança que tive com o tempo, consegui fazer [as provas] mais tranquilo", conta.

No dia da prova, Nicolas adotou mais uma estratégia: ao fazer uma leitura rápida das questões, ele procurava fazer cálculos simples que eliminassem algumas das alternativas apresentadas. "Como é pouco tempo, você tem que ter bastante velocidade", explica o jovem.

Ele ressalta, no entanto, que é preciso sempre prestar atenção na interpretação das questões. "Como alguns problemas são mais contextualizados, uma interpretação errada pode acabar levando para a resposta errada".

Mas, em meio a todas essas estratégias, Nicolas destaca que tão importante quanto a sua preparação nos estudos foi conhecer seus próprios limites e saber reconhecer a hora de fazer uma pausa.

“É bom descansar bastante na última semana antes do Enem. Logo no começo dessa semana eu parei todos os estudos para ir com o emocional bem preparado para a prova”, conta.