Topo

Brasileiro fica entre finalistas no prêmio de 'melhor professor do mundo'

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

19/03/2017 13h54

O brasileiro Wemerson da Silva Nogueira, 26, de Nova Venécia, no Espírito Santo, ficou entre os dez finalistas na edição 2017 do Global Teacher Prize, considerado o maior prêmio que um professor pode ganhar no mundo.

Quem levou a premiação de US$ 1 milhão (R$ 3,1 milhões), porém, foi a professora Maggie MacDonnell, do Canadá, que dá aulas em comunidades indígenas de locais remotos e de difícil acesso no país.

Professor de ciências na Escola Estadual Antônio dos Santos Neves, em Boa Esperança (ES), Nogueira foi indicado ao prêmio por desenvolver com seus alunos o projeto "Filtrando as Lágrimas do Rio Doce".

Nele, estudantes aprenderam a criar filtros com materiais recicláveis, areia e pedras para limpar as águas sujas do rio Doce, que foi contaminado com rejeitos de mineração após o rompimento de uma barragem da Samarco em Mariana (MG), que causou um desastre ambiental.

Os filtros feitos pelos alunos foram distribuídos para a população ribeirinha. A água resultante da filtragem não é própria para consumo humano, mas pode ser usada para atividades domésticas de limpeza, por exemplo.

O Global Teacher Prize é concedido anualmente a um professor que tenha feito uma "contribuição excepcional para a profissão".

No ano passado, Nogueira recebeu diversos prêmios nacionais pelo projeto.