Topo

Dois cursos da USP estão entre os melhores do mundo, aponta ranking

Marcos Santos/ USP
Imagem: Marcos Santos/ USP

Colaboração para o UOL

03/04/2017 17h23Atualizada em 04/04/2017 13h03

Quatro universidades brasileiras aparecem num ranking mundial de instituições de ensino: USP, Unesp, Unicamp e UFRJ foram citadas pelo CWUR, o Centro Para Rankings Mundiais de Universidades, que aponta as melhores faculdades em 227 categorias.

Para ranquear as universidades, o CWUR se baseia no número de pesquisas acadêmicas publicadas em revistas científicas conceituadas nos dez últimos anos. A Universidade de São Paulo é a única das brasileiras a figurar na primeira posição – em duas categorias: odontologia e zoologia.

A USP também aparece entre as dez melhores em mais seis categorias: é a sexta em ciência e tecnologia de alimentos e psicobiologia, nona em entomologia e medicina tropical e décima em matemática aplicada e medicina legal.

Já as outras três universidades brasileiras só aparecem no ranking em uma categoria cada: a Universidade Federal do Rio de Janeiro é a segunda em zoologia (fazendo dobradinha com a USP), enquanto a Unesp é a 4ª em odontologia, mesma disciplina em que a Unicamp aparece no 5º lugar.

O CWUR foi criado em 2012 na Arábia Saudita, em uma tentativa de listar as cem melhores universidades do mundo. Após a repercussão positiva, instituições entraram em contato pedindo que o ranking fosse expandido e que as listas por disciplina fossem criadas.

Desde 2014, o Centro passou a apontar, além da divisão por categoria, uma seleção das 1000 melhores universidades do planeta. A versão de 2017 ainda não foi divulgada, mas no ano passado USP (138ª), UFRJ (327ª), Unicamp (407ª), UFMG (519ª) e UFRGS (575ª) foram as representantes brasileiras mais bem colocadas.