Topo

Inscrições para o Sisu de meio de ano começam nesta segunda-feira (29)

Ricardo Matsukawa/UOL
Imagem: Ricardo Matsukawa/UOL

Do UOL, em São Paulo

28/05/2017 04h00

Começam nesta segunda-feira (29) as inscrições para a segunda edição do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2017, que seleciona candidatos com base na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para instituições públicas de ensino superior. O MEC (Ministério da Educação) não divulgou o horário de abertura do sistema.

Ao todo, são oferecidas 51.913 vagas para 1.462 cursos em 63 universidades e institutos federais. Interessados podem se inscrever até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 1º de junho, exclusivamente pela internet, no endereço http://sisu.mec.gov.br/.

Podem participar desta edição do Sisu apenas os candidatos que realizaram o Enem em 2016 e não zeraram a nota da prova de redação. Algumas instituições também exigem uma nota mínima para inscrição em determinados cursos, o que será alertado ao candidato pelo próprio sistema durante a realização da inscrição.

É possível concorrer em até duas opções de cursos --eles devem ser escolhidos no ato da inscrição, com ordem de preferência, mas podem ser alterados até o fechamento do sistema.

A previsão é de que o resultado seja divulgado no dia 5 de junho, em chamada única. A lista de espera para candidatos que desejarem concorrer a vagas remanescentes permanecerá aberta entre os dias 5 e 19 de junho.

Página principal do sistema de inscrições do Sisu - Reprodução - Reprodução
Página principal do sistema de inscrições do Sisu
Imagem: Reprodução

Como funciona o Sisu

A cada ano são abertas duas edições do Sisu --uma para o primeiro e outra para o segundo semestre.

Após a abertura das inscrições, as notas de corte de cada curso (tanto pelo sistema universal quanto pelo sistema de cotas) são divulgadas uma vez a cada dia. Além disso, o candidato pode consultar sua classificação parcial nas opções de curso feitas por ele.

Durante todo o período de inscrições, os candidatos podem alterar suas escolhas de curso e também de instituição de ensino.

Ao final das inscrições, caso o candidato tenha nota suficiente para ser convocado em suas duas escolhas, ele será chamado no curso que marcou como primeira opção.

O cálculo diário das notas de corte leva em conta o total de candidatos inscritos em cada curso e o número de vagas disponíveis. A nota de corte válida, no entanto, é aquela registrada no último dia de inscrições.