Topo

Unicamp terá curso grátis sobre Harry Potter para pessoas acima de 50 anos

Divulgação
Imagem: Divulgação

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL

20/07/2017 13h24

A Universidade de Campinas (Unicamp) oferecerá um curso sobre o mundo de Harry Potter voltado à meia e terceira idade. A oficina, parte do projeto UniversIDADE, será realizada no segundo semestre deste ano e ainda é possível se inscrever.

De acordo com o instrutor do “Harry Potter: História, cultura e relações de gênero no mundo mágico de J. K. Rowling”, Victor Henrique da Silva Menezes, a ideia surgiu dos próprios alunos.

“Eu já sou instrutor no UniversIDADE desde 2016. Quando dava minha aula sobre Roma Antiga no cinema, tema do meu mestrado, falava muito sobre referências históricas e usava Harry Potter como exemplo”, conta ele, ao UOL. “Metade dos 50 alunos já tinha lido e começou a pedir para que eu fizesse uma oficina só disso.”

Serão 16 aulas semanais, toda terça-feira à tarde a partir do dia 15/08. As duas primeiras serão introdutórias, sobre o universo do bruxo e a autora, J. K. Rowling, enquanto as próximas alternarão entre um livro e um filme.

“Eu não pretendo discutir apenas o livro ou o filme em si, mas as referências históricas e culturais usadas pela autora e as questões que ela coloca, como de gênero e racial”, explica Menezes. “Os comensais da morte, por exemplo, que são vilões, se aproximam do nazismo, com a história de raça pura. Então é uma clara referência à história contemporânea.”

A oficina terá 100 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da universidade até o dia 28/07. O único critério para entrar, fora a lotação, é ter acima de 50 anos, visto que a oficina faz parte do UniversIDADE , projeto da Unicamp que oferece os mais variados cursos para pessoas da terceira idade.

Harry Potter - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação