Topo

Terminam nesta sexta-feira as inscrições para o Fies; veja como fazer

Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Do UOL, em São Paulo

28/07/2017 04h00

Terminam nesta sexta-feira (28) as inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) do segundo semestre, que financia a graduação de estudantes no ensino superior em instituições particulares.

As inscrições começaram na última terça-feira (25) e devem ser feitas pelo site do SisFies (Sistema de Seleção do Fies). O primeiro passo do estudante é fornecer as informações solicitadas e gerar um nome de usuário e senha, que será utilizado sempre que o mesmo desejar acessar o sistema.

Para participar do programa, o interessado deve ter feito o último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), ter alcançado uma média das notas igual ou maior que 450 pontos e não ter zerado a nota da redação. O critério de seleção também exige que o aluno possua renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos, isto é, R$ 2.811.

  • Confira o calendário do Fies do 2º semestre:

Abertura das inscrições: 25 de julho

Término das inscrições: 28 de julho

1ª lista dos selecionados e abertura das listas de espera: 31 de julho

Período de conclusão da inscrição: de 1 de agosto a 8 de setembro

Inscrições para lista de espera: de 1 de agosto a 3 de setembro

Inscrições para as vagas remanescentes: 11 de setembro

Sobre o Fies

Existente desde 1976, o Fies é um programa do Governo Federal, regido pelo MEC (Ministério da Educação), que financia os estudos de alunos em instituições particulares.

Ou seja, fazendo parte do programa, o aluno pode cursar uma faculdade privada e terá as mensalidades pagas pelo governo. No entanto, depois de um ano e meio de formado, o beneficiado deve pagar as prestações das mensalidades.

No dia 6 de julho, o ministro da Educação Mendonça Filho anunciou que o Fies do segundo semestre contará com 75 mil vagas para participação. O número, assim como ocorreu no ano de 2016, é inferior às 150 mil vagas ofertadas na primeira etapa do programa de 2017.

As mudanças anunciadas em julho sobre os tipos de financiamento - serão três modelos diferentes - ainda não valerão nesta edição do segundo semestre e só passarão a valer no Fies 2018.