Topo

Aos 90, ex-doméstica vence cirurgias, conclui faculdade e já pensa na pós

Reprodução/Youtube
Imagem: Reprodução/Youtube

Renan Prates

Colaboração para o UOL

11/08/2017 13h09

Você se imaginou se formando em uma faculdade aos 90 anos? Foi o que aconteceu com a idosa Raquel Barreto em Vitória da Conquista, interior da Bahia. Ela se formou em março em estética. Agora, quer mais: trabalhar com massoterapia em casa e fazer  até uma pós-graduação.

“Ganhei a bolsa e fiz a faculdade...Fiz 90 anos, comecei a trabalhar com massoterapia como experiência em minha casa. Pra outra semana, pretendo trabalhar de vez”, explicou ela.

A idosa contou que já possui alguns clientes que só estão esperando que ela comece para receberem os serviços dela. “Fiz cartão, joguei na cidade e o povo está esperando eu começar. Vou ter que improvisar na minha sala um lugar para atender clientes”.

Raquel contou ao UOL um pouco da sua trajetória. Ela “foi criada na roça”, como mesmo define, em Itajuípe, interior da Bahia, “trabalhando 24 horas”. Na tentativa de ganhar dinheiro, planejou ficar três anos em São Paulo trabalhando como empregada doméstica - acabou ficando 17. Na volta, comprou um terreno e se estabeleceu em Vitória da Conquista.

Foi aí que Raquel decidiu estudar. Aos 82, se formou no ensino médio. Depois, aos 85, quis dar um passo maior: se formar em uma faculdade. “Comecei a fazer Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e cursinho. Fiz duas vezes e não passei”.

Joseval Andrade, diretor da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), soube da sua história e ofereceu uma bolsa de estudos em estética. “Me entrevistaram, viram a idade que tinha e disseram que tinha fisionomia de 60 anos. Me deram a idade de menina (risos)”, lembrou Raquel.

Raquel tem quatro filhos, oito netos e dois bisnetos. Vive sozinha desde que perdeu o marido há 45 anos. Para conseguir se formar, teve que passar por duas cirurgias para corrigir problemas no olho.

“Fiz cirurgia no olho direito em 2013, e em 2014 perdi matéria por causa do período de repouso. Em 2014 paguei matéria porque fiz outra cirurgia no olho esquerdo. Aí fiquei bem da vista”, explicou a idosa. “Em 2016, vi que estava estudando a matéria que já tinha estudado. Fui pra diretoria e falei: se for pra estudar o que já estudei, vou pra casa, tenho mais o que fazer. Foi aí que ganhei um estágio”.

Raquel contou que ficou emocionada na hora que recebeu o diploma, mas que não perdeu a pose e a elegância mesmo assim. “O pessoal vibrava mesmo. Eles soltaram até aquela pistola prateada. Fiquei desfilando e mandando beijo para o pessoal, pois é assim que se faz”.

A idosa ficou famosa em Vitória da Conquista por ter se formado aos 90 anos. Fizeram até um outdoor com a sua imagem descrevendo o fato. “Graças a Deus estou conhecida no Brasil inteiro. Até de gente dos Estados Unidos eu recebi parabéns”.

Além da pós-graduação, Raquel planeja escrever um livro sobre a sua vida. Ela contou também que gosta de compor músicas. A idosa tem o sonho de conhecer o apresentador da TV Record, Rodrigo Faro. “Quero que ele me apresente a alguns cantores de lá. Não posso fazer CD sem a permissão deles”, explicou Raquel, esclarecendo melhor depois a situação. “Tenho música com nome deles...Sérgio Reis, Leonardo, Chitãozinho e Xororó“.

Raquel disse também que é fã de Neymar, e até fez uma música pra ele. “Tem um jogador de futebol que amo de coração. Deram um coice nele na Copa. Tinha feito pra ele uma música antes do jogo”.