Topo

Trabalhador com nível superior ganha 140% a mais, mostra estudo

Foto: Agência Brasil
Imagem: Foto: Agência Brasil

Bruno Aragaki

Colaboração para o UOL, no Rio

12/09/2017 06h00Atualizada em 19/09/2017 18h22

Com um diploma de nível superior na mão, um trabalhador brasileiro ganha, em média, 140% a mais do que o profissional que parou os estudos no ensino médio. Em um exemplo simples, isso quer dizer que, se um trabalhador com nível médio ganha R$ 1.000, outro com curso superior ganhará R$ 2.400.

A diferença salarial média entre o brasileiro com e sem diploma é a maior entre os 40 países analisados pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), conforme relatório publicado nesta terça-feira (12).

O estudo só encontrou diferenças salariais acima de 100% na América Latina. Além do Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica e México pagam mais do que o dobro aos seus graduados. Na outra ponta da lista, Suécia, Estônia e Noruega têm diferenças menores ou iguais a 25%. Considerando a média dos 21 países da OCDE, que reúne nações ricas e desenvolvidas, essa diferença salarial vem caindo nos últimos dez anos e hoje representa 50% entre os com e sem graduação.

Ao analisar o fenômeno, a OCDE destaca que, por aqui, apenas 15% das pessoas entre 25 e 64 anos terminaram a faculdade. É menos do que a metade da média global (37%), e também abaixo do verificado em Argentina, Colômbia e Chile - todos na casa dos 22%.

Uma lupa no nosso mapa revela ainda grandes distorções regionais: enquanto 35% da população do Distrito Federal entre 25 e 37 anos têm ensino superior, por exemplo, no Maranhão, a taxa cai para 7%. “Mesmo em outros países grandes, como Rússia ou Estados Unidos, a diferença entre os extremos não passa de três vezes”, diz a entidade no relatório.

O estudo também destaca o fato de, no Brasil, 75% dos estudantes universitários estarem em instituições privadas, enquanto a média mundial é 33%. "Pode ser um problema se não há alternativas suficientes de financiamento como empréstimos ou bolsas", alerta a instituição, sediada em Paris.

Para o professor de economia do trabalho da UnB (Universidade de Brasília) Carlos Alberto Ramos, há no Brasil dois movimentos distintos: a valorização do diploma de ensino superior e “uma deterioração do diploma de ensino médio, que cada vez mais vale menos”.

Para o pesquisador, uma alternativa para esse cenário é o investimento em ensino técnico – outra modalidade na qual o Brasil se sai mal, segundo o estudo. No país, apenas 9% dos estudantes de ensino médio recebem formação técnica – a média dos países da OCDE é de 46%.

“Além da questão do acesso, tem o fator cultural. O brasileiro que pode estudar vê prestígio em carreiras ligadas ao escritório, à administração. Ninguém quer estudar para virar mecânico”, diz o professor.

O relatório também mostra a disparidade salarial em função do gênero: mulheres de 25 a 64 anos recebem, em média, 65% dos rendimentos aferidos entre os homens - tanto as com nível médio como as com nível superior completo. Entre os países da OCDE, a média é de 74% para nível superior  e de 79% para ensino médio.

Taxa de desemprego é menor

Além dos salários maiores, profissionais com ensino superior têm taxa de desemprego menor – 40% inferior à dos profissionais de nível médio.

Embora o levantamento da OCDE leve em conta números de 2015, dados mais atuais mostram cenário similar. Levantamento realizado pelo jornal Folha de S.Paulo em agosto mostra que a taxa de desemprego entre os profissionais com ensino superior foi de 6,4% no segundo trimestre de 2017. Para aqueles com ensino médio completo, a taxa é de 14,6%.