Topo

Como literatura e arte podem surgir na prova de português do Enem?

Leticia Moreira/Folhapress
Imagem: Leticia Moreira/Folhapress

Leonardo Martins

Do UOL, em São Paulo

11/10/2017 04h00

Compostas em sua maioria por interpretação de texto, as questões do caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) são, em geral, as menos temidas pelos vestibulandos.

Mas é importante ressaltar que, além da interpretação, grandes livros e obras da cultura brasileira também podem estar presentes no exame, como forma de contextualizar os exercícios da prova. É o que diz Cristiane Siniscalchi, coordenadora de Linguagens e professora de literatura da escola Móbile.

"Com certeza não será cobrado nenhum conhecimento de enredo, ou seja, ninguém cobrará saber a história do livro ou da arte. Mas como esses assuntos aparecem contextualizando a questão, conhecer o teor e linguagem dos livros ou obras do autor pode facilitar um pouco a resolução do exercício", explica Siniscalchi.

Vale lembrar também que, caso o aluno já seja um bom leitor e tenha prestado atenção nas aulas de arte, esse conhecimento pode ajudá-lo a ter maior repertório na hora de elaborar o texto da redação.

Confira abaixo dois exemplos de questões, preparados pela professora Cristiane Siniscalchi, que abordam literatura e arte.

Arte

Literatura