Topo

Sai o "crush", entra o Enem. Clipe de Dua Lipa ganha versão de alunas brasileiras e viraliza

Paródia Dua Lipa - Reprodução/Youtube/Reprodução/Facebook - Reprodução/Youtube/Reprodução/Facebook
À esquerda, a cantora inglesa Dua Lipa; À direta, a estudante Helena Carvalho, 20
Imagem: Reprodução/Youtube/Reprodução/Facebook

Mirthyani Bezerra

Do UOL, em São Paulo

24/10/2017 14h07

Alunas de um cursinho de medicina do Rio de Janeiro fizeram uma paródia e recriaram o clipe da música New Rules, da cantora inglesa Dua Lipa, para mostrar de maneira descontraída sua rotina exaustiva de estudos na preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As provas estão marcadas para os dias 5 (redação, linguagens e ciências humanas) e 12 de novembro (matemática e ciência das naturezas).

O vídeo foi publicado em perfis de redes sociais do cursinho Foco Medicina Vestibular, no dia 20 de outubro, e viralizou. Só no perfil do Facebook do cursinho, até agora, já são mais de 200 mil curtidas, 3.000 compartilhamentos e milhares de comentários de internautas que se identificam de alguma forma com as preocupações das meninas.

“Não é um desabafo, é mais uma forma que a gente encontrou de descontrair perto da prova e de falar um pouco da nossa rotina para os amigos e familiares, que as vezes não entendem muito. Foi uma forma divertida de passar isso”, disse Luany Ponce, 18, que no clipe interpretou uma das amigas da “Dua Lipa” do cursinho.

A estudante Helena Carvalho, 20, é quem encarna Lipa na adaptação, que foi intitulada “Estudando para o Enem”.

Dua Lipa é uma cantora, compositora e modelo inglesa de 22 anos. No início de 2017, uma de suas músicas esteve no ranking das dez mais tocadas no Reino Unido. O single “New Rules” faz parte do seu álbum de estreia. 

Sai o "crush", entra o Enem

Tal como no clipe de New Rules, já nas primeiras cenas, Helena aparece deitada em uma cama rodeada pelas amigas. Tanto no clipe de Lipa quanto na releitura feita pelas estudantes do cursinho, as amigas tentam evitar que a protagonista caia em tentações.

No caso do clipe de New Rules, elas agem para que Dua Lipa consiga se libertar de um homem que não a valoriza, enquanto a letra da música prega o empoderamento feminino. Já na paródia, as meninas ajudam Helena a vencer as distrações que costumam atrapalhar a vida de quem está queimando as pestanas nessa reta final: “crushes” (namorados), redes sociais, seriados de TV e baladinhas.

A ideia de fazer a paródia foi do publicitário do Foco, Daniel Ornelas, mas segundo a diretora pedagógica do curso, Maria Carolina Braga, muito alunos contribuíram com a letra da música e com ideias para a releitura do clipe.

“Inicialmente, ele (vídeo) não ia para internet. Ia ser um vídeo de circulação interna, para animar os estudantes nessa reta final do Enem. Mas o resultado ficou tão bacana, que as meninas pediram para colocar nos nossos canais do Youtube e na nossa página do Facebook, e em menos de 24 horas já tinha mais de 80 mil curtidas. Não esperávamos que fosse viralizar”, contou Braga.

As primeiras cenas foram gravadas na casa de uma delas, de Carolina Cabral, 19, e as demais, no próprio cursinho.

Helena contou ao UOL que Daniel a chamou para interpretar Dua Lipa no vídeo por ver alguma semelhança entre as duas. “Uma (aluna) acabou indicando a outra e quando viu já estava todo mundo junto, já estava completo o grupo”, disse.

Apesar de ser a protagonista do clipe, não é Helena quem canta. Elas convidaram uma amiga que não estuda no Foco para interpretar. “Eu não cantei, só dublei. Quem cantou foi uma amiga nossa, a Gabriela Medeiros, que aceitou participar. Ela não é vestibulanda”, disse.

A diretora pedagógica do Foco disse que o cursinho chegou a receber algumas críticas, porque as meninas estariam gravando o clipe em vez de estarem estudando.

“A única crítica negativa foi o tempo que demoraram para gravar o vídeo. Acho que as pessoas gostaram tanto que ficaram pensando que elas ficaram semanas gravando. Mas não foi”, disse. Maria Carolina Braga afirmou que a participação delas durou menos de 12 horas.

Fernanda Thomaz, 20, admitiu que foi um pouco cansativo fazer o clipe, mas achou muito legal o resultado. “Eu não conhecia a música antes, mas quando ouvi, gostei. Na verdade, eu gostei mais da versão da paródia do que da música original”, brincou.

Rotina de estudos

Fernanda Barbosa, 23, contou que ela e as amigas passam o dia inteiro estudando no cursinho, inclusive nos fins de semana. “Gostamos de ficar aqui de tarde estudando porque apesar de termos uma rotina muito pesada de estudos, muita matéria, muita atividade, fica uma ajudando a outra e o clima aqui é alegre, apesar de ser um momento difícil de vestibular”, afirmou.

Ela disse que o Foco está oferecendo até sessões de ioga para ajudar os alunos a relaxarem nesses últimos dias antes da prova do Enem.

Para Heloisa Costa, 21, assim como no clipe, no dia a dia de estudos há muita empatia entre todos que estudam no cursinho e tentam uma vaga nos cursos de medicina das universidades públicas do Rio de Janeiro. Para ela, o fato de haver muitas docentes e de a diretora ser mulher dá às alunas uma ideia de representatividade e empoderamento.

“Os alunos são muito conscientes de que está todo mundo estudando em prol do mesmo objetivo, então a ajuda acaba sendo mútua. Fora que nós temos a maior parte das professoras de disciplinas que não são tão comuns [às mulheres], como as de exatas, são mulheres. A diretora do curso é uma mulher. Então, por conta das referências, essa representatividade também contribui para que o empoderamento faça parte do curso”, disse.