Topo

Candidata perde RG, apresenta cópia e inscrição, mas não pode fazer Enem

Candidata perdeu o RG e não conseguiu fazer o Enem com cópia do documento - Luís Adorno/UOL
Candidata perdeu o RG e não conseguiu fazer o Enem com cópia do documento Imagem: Luís Adorno/UOL

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

05/11/2017 17h05Atualizada em 05/11/2017 23h20

Ela acordou cedo, saiu da Vila Sônia, na zona sul de São Paulo, encarou ônibus, metrô e conseguiu chegar à Uninove da Barra Funda, na zona oeste, às 10h40. Almoçou cedo e entrou na universidade para o primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) com antecedência. Mas não conseguiu fazer o exame após contar que perdeu o RG no local de prova.

"Quando entrei, fui ao banheiro, e estava com o RG. Ao chegar na porta da sala, tinha perdido o RG. Tentei mostrar a cópia dele e o certificado de inscrição. O coordenador leu o item do edital que vetava fazer a prova sem o original e tive de sair", disse ao UOL a jovem de 18 anos quer ser pedagoga e que pede para não ser identificada.

Segundo a candidata, o coordenador refez todo o trajeto que ela fez pela manhã, na região da faculdade, até o banheiro onde ela acha que perdeu o documento. "Revirei até o lixo. Os seguranças acham que eu perdi na escada rolante e que ela possa ter 'engolido' o RG", disse. "O coordenador disse que, como coordenador, não podia fazer nada, e como pessoa, pediu desculpas", complementou.

Leia também:

Agora, ela fará mais três vestibulares: a Fuvest, as provas do Mackenzie e da PUC. "Eu queria usar o Enem para tentar entrar no Mackenzie pelo Prouni [Programa Universidade para Todos]", diz.

"Me dá raiva de saber que eu sabia fazer essa prova. Eu me dediquei. Dos simulados que fiz, na última semana, eu só errava 19 de 90 perguntas", afirma, chorando.

Ao ser vista chorando, um grupo que colocou cadeiras de praia em frente à universidade, e tomava cerveja no domingo chuvoso com um cartaz impresso com a frase "certificado de babaca", abordou a garota e tentou zombá-la.

Com gritos de torcida, multidão se reúne para assistir atrasados em SP

UOL Notícias

"Eu não cheguei atrasada. Quando eu falei que tinha saído porque perdi o RG, eles deram risada. Um deles me ofereceu o RG dele. Oi? Não precisava do RG dele. Precisava do meu", afirmou.

Enquanto aguardava o pai chegar para buscá-la, ela desabafava sentada em uma barraca de cachorro quente. "Vou voltar para casa, pegar uma blusa de frio e trazer para a minha amiga, que está fazendo a prova e que veio com só uma blusa", lamentou.

Confira abaixo o gabarito extraoficial dos quatro cadernos de prova deste domingo: