Topo

Jornalista chinês vai a local de prova no Rio à procura dos 'atrasados do Enem'

Mario Zhang (à esq.) tentou fotografar inscritos no Enem que chegaram atrasados - Bruno Aragaki/UOL
Mario Zhang (à esq.) tentou fotografar inscritos no Enem que chegaram atrasados Imagem: Bruno Aragaki/UOL

Bruno Aragaki

Colaboração para o UOL, do Rio

05/11/2017 17h11

Chegaram ao outro lado do mundo os memes com os candidatos atrasados correndo para não perder as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Há cinco meses no Rio, o jornalista chinês Mario Zhang foi, neste domingo (5), tentar capturar ele mesmo alguns desses momentos com sua câmera.

“Teve atrasados aqui no ano passado?”, perguntava por meio de sua tradutora aos seguranças no portão da Unirio, um dos maiores locais de prova na capital fluminense. “Se chegar um minuto atrasado, não entra mesmo?”, questionava.

O funcionário explicou que “a ordem do chefe é fechar pontualmente. Mas se tiver alguém correndo e a gente vir, deixamos entrar”.

Leia também:

Zhang explica que na China também são populares as fotos de estudantes correndo para não perder o exame nacional. “A diferença é que o exame aqui é muito mais longo. São cinco horas de prova, lá são só duas horas e meia”, disse.

A China, aliás, é o lugar com o maior exame de estudantes do mundo – o do Brasil, com 6,7 milhões de inscritos este ano, vem logo na sequência.

Até as 14h, quando a reportagem do UOL esteve no portão da Unirio, pelo menos três candidatos chegaram ao local de prova correndo, e uma perdeu a prova.

Ela se identificou apenas como treineira, disse que teve que voltar para casa no meio do caminho por ter esquecido o documento de identidade e não quis fazer fotos.

Com gritos de torcida, multidão se reúne para assistir atrasados em SP

UOL Notícias

Confira abaixo o gabarito extraoficial dos quatro cadernos de prova deste domingo: