Topo

Prova de filosofia foi a maior dificuldade do 1º dia de Enem, dizem professores

Giuliano Gomes/Folhapress
Imagem: Giuliano Gomes/Folhapress

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

05/11/2017 22h15

A prova de filosofia surpreendeu e foi a maior dificuldade encontrada pelos candidatos neste domingo (5), primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), segundo a avaliação de professores de cursinho ouvidos pelo UOL.

Os candidatos resolveram na tarde de hoje as provas de linguagens e ciências humanas, que traziam 90 questões de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, sociologia e filosofia. Eles também tiveram de fazer uma redação, que teve como proposta o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”

Marcelo Dias, professor do Grupo Etapa, classificou a prova de filosofia como “conteudista”. Para ele, as questões, que abordaram em geral temas como ética e política, exigiram muito conhecimento de conceitos por parte dos alunos.

Leia também:

“Não era uma prova só de interpretação, em que bastava usar o bom senso. Ela exigia conceito, se aproximando do formato de outros grandes vestibulares”, disse.

“As questões de filosofia esse ano estão mais difíceis”, concordou Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante.

Para ele, o aluno precisava ter algum conhecimento dos filósofos abordados na prova, o que antes não acontecia. “São filósofos básicos, como Sócrates e Hegel. Mas são questões um pouco mais exigentes se comparadas aos anos anteriores”, explicou.

“Não foi uma prova em que o aluno não precisava estudar para responder. Hoje, ele tem que saber o conteúdo para responder”, disse o diretor de ensino do Curso Anglo, Paulo Moraes.

Com gritos de torcida, multidão se reúne para assistir atrasados

UOL Notícias

Prova demandou muita leitura

Em linhas gerais, no entanto, o primeiro dia de Enem não surpreendeu os professores e manteve o nível de dificuldade dos anos anteriores.

“A grosso modo, foi uma prova que manteve a tendência dos outros anos”, disse Giuseppe Nobiloni, coordenador do curso e colégio Objetivo.

Ele destacou que a prova de português continuou sendo a mais extensa, com textos longos e que demandavam calma e atenção do aluno.

“Assustou um pouco a extensão do enunciado. Mas, quando o aluno olhava com mais calma, tendeu a ser uma prova um pouco mais simples”, complementou o professor Dias.

Exame continua na semana que vem

Esse é o primeiro ano em que as provas do Enem acontecem em dois domingos consecutivos –antes, as provas eram feitas em um fim de semana só, no sábado e no domingo. Essa foi também a primeira vez em que as provas de humanidades foram aplicadas no mesmo dia.

O segundo dia de provas acontece na semana que vem, no dia 12 de novembro, quando será a vez das provas de ciências da natureza e matemática.

CONFIRA O GABARITO EXTRAOFICIAL DOS 4 CADERNOS DE PROVAS DESTE 1º DIA DO ENEM: