Topo

'Procurei não pensar sobre polêmica da redação para não perder foco', diz candidato

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

05/11/2017 12h23

É o segundo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) dos jovens Yago Silva dos Santos, 17, e Aline Souza dos Santos, que fará 17 anos na próxima quarta-feira (8). O sonho dos dois moradores de São Paulo é cursar relações internacionais. Ele, numa universidade pública. Ela, na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). No ano passado, a ideia era testar a prova. Agora, é para valer.

Em meio ao imbróglio gerado nos últimos dias sobre uma possível penalidade na redação àquele que ferisse os direitos humanos, os amigos, que moram no Brooklin, zona sul, e farão a prova na Uninove, zona oeste, dizem que preferiram não pensar sobre o assunto. No entanto, afirmam que vão respeitar os direitos humanos.

Leia também:

"Achei ruim a decisão, de não zerar a prova, porque os direitos humanos são importantes, mas isso não vai me prejudicar", diz Yago. "Acho a mesma coisa que ele", afirma Aline. Ambos estudam pela manhã no 3º ano do ensino médio e fazem cursinho, no Maximize, à tarde.

Na manhã de sábado (4), a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, definiu que o desrespeito aos direitos humanos não vai zerar a nota da redação no Enem deste ano. Por "segurança jurídica", o MEC (Ministério da Educação) acatou a decisão. No entanto, quem ferir os direitos humanos pode perder até 200 pontos. No ano passado, quase 5.000 provas foram anuladas pelo mesmo motivo.

"Nos últimos dias, decidi relaxar e me desligar. Estou tranquilo", afirma Yago. "Já fizemos [a prova] no ano passado. Estou um pouco nervosa, mas confiante", diz Aline.

Os dois chegaram à frente da Uninove por volta das 10h, três horas antes do fechamento dos portões. "Um pouco de medo de perder a prova, depois de estudar tanto, e um pouco de medo de virar meme também", diz Yago.

O receio de se tornar um meme partiu do risco de chegar atrasado e, como anualmente ocorre, virar motivo de chacota publicamente. Um programa humorístico de televisão está na porta da universidade, inclusive, fazendo piada sobre o assunto junto aos candidatos que já chegaram.

  • Ao final da prova deste domingo, o UOL transmitirá ao vivo um debate entre professores do Curso Objetivo sobre o tema da redação e as questões de linguagens e ciências humanas. Acompanhe também no UOL a divulgação do gabarito extraoficial da prova e a correção online comentada das 90 perguntas do primeiro dia do exame.

Alunas que vão fazer Enem criam paródia de clipe de Dua Lipa

UOL Notícias