Topo

Enem: professores de exatas e biológicas dão dicas do que esperar e como encarar a 2ª prova

Do UOL, em São Paulo

06/11/2017 04h00

Encerrada a primeira etapa do Enem, onde os candidatos se dedicaram às linguagens e ciências humanas, eles se voltam agora para as questões de matemática e ciências da natureza, que vão compor a segunda prova do exame, neste domingo (12).

Após a prova do primeiro dia, o UOL recebeu professores do cursinho Objetivo para um debate, e eles avaliaram como positiva a mudança do Enem para a realização em dois domingos diferentes, e não mais duas provas no mesmo final de semana. Eles ainda deram dicas de como o aluno deve controlar o tempo na segunda fase do exame.

“É bom que o Enem agora é em dois fins de semana. O aluno vai para a segunda prova com o emocional mais controlado, porque ele já passou pela primeira prova”, disse o professor de física José Carlos Garcia.

Com 45 questões, a parte de matemática deve ser a mais longa e trabalhosa da prova. Segundo o professor Carlos Seno, os estudantes devem esperar questões relacionadas aos seguintes temas: probabilidade e análise combinatória, cálculo de áreas e volumes, cálculo de porcentagens e grandezas proporcionais. E o professor ressalta: por vezes, esses temas são cobrados de forma relacionada a assuntos do dia a dia das pessoas.

As outras 45 questões da prova serão divididas pelas disciplinas de biologia, física e química.

Leia também:

Segundo Garcia, o aluno tem que tentar fazer uma leitura rápida da prova e resolver as questões mais fáceis nesse primeira contato, independentemente da disciplina.

“É uma prova muito cansativa, então o ideal é tentar na hora identificar as questões um pouco mais simples ou mais fáceis, independentemente da matéria”.

Depois, o candidato deve se concentrar em questões de dificuldade média, nas quais acredita ser possível chegar à resposta certa. Segundo o professor, ao perceber que está perdendo muito tempo em uma questão, o aluno deve pular para a próxima. “Usar muito tempo em questões difíceis no começo da prova aumenta a tensão”, afirmou.

As questões mais complicadas devem ser deixadas para o final.

Os dois professores também deram uma dica sobre como tratar os textos das perguntas da área de exatas: “é melhor não lê-los, a princípio”.

Segundo Garcia, muitas perguntas da área de exatas trazem textos introdutórios que não são necessários para a resolução da questão – muitas vezes artigos de jornais. Por isso, é melhor deixá-los de lado e ler direto a pergunta da questão. Se necessário, é possível depois voltar ao texto para examinar se ele tem alguma informação que será necessária. “Não é hora de enriquecer seu repertório literário na prova do Enem”, disse ele.

Confira abaixo o gabarito extraoficial dos quatro cadernos de prova do primeiro domingo: